IAM da Diocese de Sinop (MT) promove encontro de aprofundamento


Membros da Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Diocese de Sinop (MT) participaram de mais um encontro de aprofundamento para coordenadores e assessores. Na oportunidade, as dioceses de Diamantino e Primavera do Leste/Paranatinga marcaram presença.

O encontro, realizado de 02 a 04 de setembro, foi o assessorado pelo secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros, que abordou a implantação da IAM nas escolas católicas. A presença da Obra no espaço estudantil é importante ferramenta para a evangelização das crianças e adolescentes, além de motivá-los a serem protagonistas e líderes. Para isso, há uma ação pastoral pedagógica própria e adequada ao ambiente escolar que não deixa de lado a metodologia da IAM.

Os coordenadores e assessores participaram também de uma oficina de contação de histórias ministrada pela coordenadora da IAM do Regional Oeste 2 da CNBB, Lúcia da Rosa, e pela coordenadora da IAM de Sinop, Fátima Guinzani. Elas destacaram, por meio de técnicas de apresentação e postura, a importância de se fazer boas narrativas das histórias bíblicas tornando-as atraentes ao público infantil. “É preciso ser criativo e utilizar das cores, roupas, decoração dos ambientes, aguçar a imaginação das crianças. Fazer com que elas se sintam dentro da narração, mas sempre lembrando que, o propósito é o de ensinar lições bíblicas e não apenas contar histórias bíblicas”, explicou Lúcia.

Após a teoria, os participantes prepararam uma contação de história e apresentaram aos demais grupos.

Outros assuntos foram refletidos no encontro, como: a participação ativa das crianças como membros pertencentes das comunidades; sua missão dentro da Igreja; a evangelização consciente por meio das redes sociais; apresentação da Campanha Missionária 2016, que acontece em outubro, e os desafios na adolescência.

Com informações da IAM, Diocese de Sinop (MT)

Postar um comentário

0 Comentários