Santa Teresinha do Menino Jesus


Iniciando Outubro, o Mês Missionário celebramos a festa de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das Missões e da Infância e Adolescência Missionária. A pequena Teresa é exemplo para todos nós... Vocês sabiam que, quando Santa Teresinha tinha apenas nove anos se inscreveu na IAM? Foi no dia 12 de janeiro de 1882. Conheça mais detalhes da vida de nossa padroeira e veja o material que selecionamos para ajudar a divulgar sua história...

Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu em Alençon, França, no dia 2 de Janeiro de 1873. Sua família vivia no amor a Deus e entre si e, por isso mesmo, muito solidária com os necessitados.

Teresinha cresceu como todas as crianças, mas o que encantava a to­dos era sua vida simples e o esforço que fazia para melhorar. Seus familiares sempre participavam juntos da Santa Missa e liam a Bíblia.

Seus pais, Luiz José e Zélia, tiveram oito filhos. Quatro dos quais morreram ainda pequeninos. Todos se encantavam pela sua franqueza e pelos esforços que fazia para melhorar a si mesma. Certo dia brigou com sua irmãzinha e, triste pelo acontecido, procurou sua mãe:
- "Mamãe, dei um empurrão em Maria Celina!"
- "Filha, isso não se faz!"
- "E bati nela também!"
- "Não devia ter feito isto! É pecado!"
- "Mas prometo não fazer mais."
- "Bem... então está perdoada!"
E Terezinha recebeu da mãe o abraço acolhedor do perdão.

Ela sabia conversar naturalmente com Nossa Senhora diante de uma imagem, falava com Jesus ajoelhando-se diante do crucifixo. Até a natureza servia-lhe para pensar mais facilmente no céu.

Num Domingo, passeando, disse ao pai: "Veja papai, como Deus me ama! Ele até escreveu a letra "T" de Terezinha, com estrelas, lá no céu".

Quando fez 11 anos, com muito preparo e amor, recebeu pela primeira vez a Jesus na Eucaristia. Foi no dia 8 de maio de 1884. Isso foi um motivo a mais para que fosse boa para todos. Disputava com sua irmã quem faria mais gestos de amor durante o dia. Sempre que via alguma criança com fome ou com frio oferecia-lhe algo e falava-lhe do amor de Jesus.

Essa é nossa Teresinha que aos nove anos de idade desejou ser religiosa Carmelita e com uma permissão especial do Papa Leão XIII, realizou o seu desejo aos 15 anos de idade. Entrou, ainda muito jovem - 16 anos - no mosteiro das Carmelitas de Lisieux e prati­cou de modo exemplar a caridade, a simplicidade evangélica e a confiança em Deus. "Passarei meu céu fazendo o bem na terra", era seu desejo. Certa vez soube que um homem havia sido condenado à morte por ser criminoso. Este homem estava revoltado contra Deus e contra todos. Teresinha começou a rezar e fazer sacrifícios para que antes de morrer voltasse seu coração para Deus... E foi com grande alegria que ficou sabendo que no momento antes de morrer aquele homem pediu o crucifixo e com profunda reverência e respeito o beijou. Era um sinal do céu! Tinha se convertido! Estava salvo.

E assim foi durante toda a sua vida, quando adoeceu com tuberculose oferecendo suas dores e cansaços pelos missionários. Faleceu no dia 30 de Setembro de 1897. Foi uma religiosa carmelita, missionária da oração, do sofrimento e do amor. Teresinha transformou a vida fechada no convento em luz, a dor em amor, o pequeno em grande, a terra em céu, o tempo em eternidade, a vida contemplativa de convento de clausura num horizonte missionário, em Igreja Universal.

Nunca foi para as missões. No entanto o Papa Pio XI a nomeou Padroeira das Missões e dos missionários, junto com São Francisco Xavier. Sua festa é celebrada no dia 1° de outubro.


Filme: Santa Teresinha
A história fascinante do romance de uma jovem com Deus. Sua fé, as provações e sacrifícios revelam um modo de vida baseado no amor e simplicidade. Um filme contemplativo baseado na verdadeira história de Santa Teresa. Desde muito cedo Teresa iniciou sua devoção ao Menino Jesus. Aos seis anos e meio, começa a se preparar para a primeira comunhão, sendo catequizada por sua irmã Paulina. Graças a esta catequese, o amor ao Menino Jesus vai aumentando em seu coração.



Desenho para colorir
Clique na imagem para colorir online o desenho de Santa Teresinha.


Se preferir, imprima o desenho abaixo para colorir com seu grupinho da IAM.




Dobradura





Postar um comentário

0 Comentários