Congresso da IAM celebra Mês das Missões na Arquidiocese de Manaus


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) da arquidiocese de Manaus (AM) promoveu programação especial para celebrar o Mês das Missões. Entre as atividades, destaque para o 1º Congresso Arquidiocesano da IAM.

As comemorações tiveram início no dia 22 de outubro com a formação e aprofundamento para assessores da IAM, no Centro Educacional Santa Terezinha, com o tema: “A criança, a Igreja e a missão”. O conteúdo foi ministrado pelo padre André Luiz de Negreiros, secretário nacional da IAM.

Foram promovidos diversos momentos de contextualização para reforçar o compromisso dos assessores no trabalho com crianças e adolescentes da IAM. Eles discutiram as problemáticas da adultização de crianças e adolescentes e o consumismo e cultura do descartável. Os assessores refletiram sobre o papel da criança na Igreja, a importância do protagonismo dela e o incentivo para o pensar global e agir local, através do carisma da IAM.

Seguindo a programação especial, a coordenação da IAM local e a equipe de assessores organizaram o 1º Congresso Arquidiocesano da IAM. O evento contou com a participação de aproximadamente 500 crianças e adolescestes dos grupos de diversas paróquias e áreas missionárias. O Congresso teve como tema: Eu sou missão!


Padre André conversou com os participantes do evento, de maneira lúdica, sobre a missão da IAM. Os assessores apresentaram os padroeiros da Obra, Santa Terezinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier, e o fundador, dom Carlos Forbin, através de bonecos. Em seguida as crianças e adolescentes foram encaminhados para as 21 oficinas, dividas por temas como: música, cofrinho missionário, como preparar um encontro, carisma da IAM e base teológica.

Um momento que marcou o evento foi a despedida da missionária Julie, que muito colaborou na missão da IAM de Manaus. Depois de quatro anos no Brasil ela retorna para o Canadá.

O arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani, esteve no Congresso e passou uma mensagem para as crianças e adolescentes sobre a alegria de ser missionários e missionárias de Jesus.

O evento foi encerrado com um flash mob e os participantes partiram para a caminhada missionária organizada pelo Conselho Missionário Diocesano (Comidi) da arquidiocese de Manaus.

Com informações da IAM, Arquidiocese de Manaus (AM)

Postar um comentário

0 Comentários