IAM do Regional Sul 1 realiza assembleia


No espírito da alegria de anunciar o Evangelho, aconteceu entre nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro Missionário São Paulo, no bairro da Lapa, em São Paulo (SP), a 13ª Assembleia da Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O encontro contou com a presença de 33 participantes, representando as coordenações da IAM de 18 dioceses (Caraguatatuba, Presidente Prudente, Marília, Bragança Paulista, Limeira, Piracicaba, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Jundiaí, Região Episcopal Brasilandia, Região Episcopal Santana, Campo Limpo, Guarulhos, Santo Amaro, Osasco, Santo André, Santos), além da participação de representantes da coordenação estadual da Juventude Missionária.

A manhã do sábado (24) foi dedicada a Espiritualidade Missionária, com a assessoria de Frei Geraldo. "O enfoque na espiritualidade missionária nos ensinou que devemos, nestes novos tempos, anunciar o Evangelho com alegria e dinamismo. Para isso, não devemos ter medo das incertezas e dificuldades, pois ajudará a construir o novo. O contato com as diversas realidades das dioceses nos dá um novo alento, pois percebemos que as dificuldades e os progressos não são de uma determinada realidade, mas um reflexo do mundo contemporâneo", partilhou com um espírito de renovação, o assessor da diocese de Santo André, Glauber Machado.

Para Beatriz Lopes de Oliveira, da Diocese de Limeira, "O que mais chamou atenção no momento de Espiritualidade a reflexão  que a IAM deve estar em saída, porque não adianta ficar dentro das salas e da paróquia e não saber das realidades lá fora e não procurar evangelizá-las.”, partilhou a assessora.

Os momentos de intervalo foram aproveitados para aprenderem a cantar e promover as músicas da IAM. Também foi uma expressiva demonstração da unidade entre as dioceses a elaboração de um calendário em comum. Foi uma forma de integrar algumas dioceses em prol da formação para a missão.

Os participantes ainda continuaram o estudo do livro "A Criança, a Igreja e a Missão", de Dan Brewster, que teve início no Encontro de Aprofundamento, realizado no mês de abril, com a presença do secretário nacional da Obra, padre André Luis de Negreiros. Desta vez, a assessoria ficou por conta do palestrante Rinaldo Henrique Gachet.

"Participar deste momento de formação e animação missionária da IAM foi o ponto que faltava para que a IAM contagie nossa paróquia, comunidade e Diocese. O Espírito que habita em nós, reacendeu a partir do momento que a IAM entrou em nossas vidas. Confiamos neste Espírito de Deus que nos leva a missão do próprio Jesus. E daqui partimos levando esperanças de ajudar e colaborar na evangelização das crianças e adolescentes que gritam pelo amor a Deus e ao próximo. Que a alegria do Senhor Jesus nos conduza nesta grande missão. A semente já está lançada, vai morrer para dar fruto. Cabe a cada um de nós cultivar. O fruto chegará no tempo certo...", relatou irmã Hozana Alves de Souza, da Diocese de São José do Rio Preto.

Nos dois dias de encontro, os participantes tiveram a bonita experiência de compartilhar a caminhada das diversas dioceses e iniciar oficialmente os preparativos para o 4º Encontro Regional da Infância e Adolescência Missionária (ERIAM), que será realizado em julho de 2017, na diocese de Marília.


Postar um comentário

0 Comentários