Crianças e adolescentes de Argoim (BA) participam de Encontro de Formação para Líderes Missionários


Entre os dias 10 e 12 de novembro, a Paróquia de Santo Antonio do Argoim, Diocese de Amargosa (BA), realizou o primeiro Encontro de Líderes Infantis e Adolescentes Missionários, refletindo o tema "Crianças e adolescentes missionários e misericordiosos como o Pai". O encontro aconteceu no Colégio Estadual Santo Antonio, na comunidade do Argoim onde há presença dos grupos da IAM e contou com a participação de 25 líderes, entre 5 e 13 anos, juntamente com seus assessores.

O evento teve início na quinta-feira, dia 10, às 18h, com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Igreja. Na sexta-feira, as atividades foram desenvolvidas no colégio, das 08h às 17h30. Os participantes foram divididos em dois grupos, um com as crianças e outro com os adolescentes, que refletiram o tema "Crianças e Adolescentes Missionários como o Pai"; a tarde, com o tema "Crianças e Adolescentes Misericordiosos como o Pai". Além do tema central, foram apresentados a história, carisma e perfil da criança e do adolescente missionário, através de textos bíblicos relacionados à temática: Infância, Adolescência e Missão de Jesus, e o Pai misericordioso (Filho Pródigo), do livro de Lucas.

Os trabalhos do dia foram concluídos com a oração do Terço Missionário. Durante as atividades, os pequenos receberam a visita das irmãs Luiza e Sandra, Servas da Santíssima Trindade, que ficaram encantadas com o ardor missionário das crianças e adolescentes, parabenizaram aos assessores e sugeriram levar essa experiência para a Catequese, bem como ampliar a IAM em outras comunidades da paróquia.

Já no sábado, 12, pela manhã, foi refletido o papel do coordenador e assessor dos grupos e a metodologia da IAM (as 4 áreas integradas). No período da tarde, houve encontro com os pais refletindo sobre o tema Famílias Missionárias e Misericordiosas como o Pai, juntos, pais e filhos o dia foi concluído com a oração do Terço da Misericórdia e uma homenagem que as crianças fizeram para as famílias.

Na celebração da Santa Missa dominical do dia 13, os líderes apresentaram à comunidade os compromissos assumidos durante o encontro e partilharam as vivências durante os dias do encontro. Além das formações, houve momentos de partilhas, descontração e espiritualidade entre os participantes.


Os pais, assessores, crianças e adolescentes gostaram da experiência, pois desperta nas crianças e adolescentes o espirito de liderança e atuação na vida da comunidade. Os assessores e os pais avaliaram como positiva e benéfica a iniciativa e atividade, pois o dinamismo, a diversidade de dons: adoração, orações, espiritualidade, reflexões bíblicas e temáticas, partilha de alimentos e alegrias, diversão, estreitamento dos laços entre eles, fortalece o compromisso e vivência junto com os outros grupos, pastorais e movimentos da igreja. Para as crianças e adolescentes foi o momento maravilho, primeira vez que eles participaram de um momento assim, houve a integração entre todos e participaram atentamente de todas as atividades.

Para refletir sobre os temas e dirigir os momentos, o grupo contou com o auxílio dos assessores, Lucas, Paloma, Jussara, Amanda, Rayana, Tiago e Neilde; da coordenadora paroquial da Catequese, Joelma Santos; da catequista Daiane Souza; da membro da Pastoral Familiar, Keila e das Ministras da Eucaristia Srª Rita e Helena.

Postar um comentário

0 Comentários