Vem, Senhor Jesus!


Para dinamizar a acolhida ao Príncipe da Paz, propomos aos grupos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) uma preparação para o Natal do Menino Deus. Vale lembrar que a mesma pode se estender até a festa da Epifania do Senhor.

A primeira sugestão é dos Cantores da Estrela. Tradição na Alemanha desde 1959, as crianças saem vestidas como as personagens bíblicas do Natal: Maria, José, magos, anjos, uma criança vestida de estrela e também uma imagem do Menino Jesus; batendo de porta em porta e levando a bênção de Deus, dizendo: "O Menino Deus abençoe esta casa!". Confira a celebração dos Cantores da Estrela, clicando aqui.

Outra sugestão é da Folia de Natal, experiência que teve início a 15 anos pela Infância e Adolescência Missionária da Diocese de São João da Boa Vista, em São Paulo. As crianças e adolescentes saem às ruas, com instrumentos, cantando e anunciando o nascimento de Jesus. Veja o roteiro da folia, aqui.

Ainda, as crianças e adolescentes missionários são convidados à realizar a Novena Missionária de Natal. O texto foi publicada pelo Secretariado Geral da Infância Missionária, em Roma, adaptado pela IAM da Bolívia e traduzida pelas Pontifícias Obras Missionárias do Brasil. O roteiro com os nove encontros, está disponível para download.

Todas as iniciativas são uma bela forma de celebrar, missionariamente, o nascimento do Divino Menino Jesus. Sugerimos que as celebrações sejam realizadas nas casas de crianças afastadas da comunidade, de pessoas doentes ou dos próprios membros da IAM. Ainda, que nos encontros seja realizada a coleta das ofertas para as crianças e adolescentes que sofrem em todo o mundo.

Se seu grupo realizar alguma dessas iniciativas, nos envie fotos e um pequeno texto relatando a experiência para o e-mail garotadamissionaria@yahoo.com.br, para que possamos partilhar com outros grupos da IAM no blog e na página do Facebook da Garotada Missionária.

De todas as crianças do mundo, sempre amigos!

Comentários