Header Ads

México em festa: serão canonizadas as crianças mártires de Tlaxcala, protomártires da América


"Com felicidade e alegria, compartilhamos a notícia de que o Santo Padre Francisco recebeu em audiência o Cardeal Angelo Amato, S.D.B., Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. Na audiência, o Santo Padre aprovou os votos favoráveis da Sessão Ordinária dos Cardeais e Bispos membros da Congregação sobre a canonização dos seguintes beatos: Cristobal, Antonio e Juan, adolescentes, mártires, mortos em ódio à fé no México, em 1529". É o texto do comunicado da Conferência Episcopal Mexicana publicado no dia 24 de março e recebido pela Fides.

As crianças mártires de Tlaxcala são mártires de toda a América Latina, porque foram os primeiros a testemunhar a fé”, disse Dom Francisco Moreno Barron, Bispo de Tlaxcala, em 14 de novembro de 2015, na celebração do V Centenário do nascimento das três crianças.

O processo de beatificação foi concluído por São João Paulo II em 6 de maio de 1990 na Basílica de Guadalupe, durante sua segunda visita pastoral ao México. Foram dentre os primeiros nativos de etnia americana convertidos à fé católica e são também os protomártires da América, os primeiros a derramar seu sangue por Cristo neste continente.

Cristobal nasceu provavelmente em 1514, Antonio e Juan ao redor de 1516. Foram cruelmente mortos por seus conterrâneos porque, em nome da fé católica, rejeitaram a idolatria e a poligamia: Cristobal morreu em 1527, Antonio e Juan em 1529.

O Arcebispo Moreno Barron veio a Roma em 29 de junho de 2016 para receber do Papa Francisco a bênção do Pálio, como novo Arcebispo de Tijuana, e recebeu cópia do Decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos com que as crianças Mártires de Tlaxcala foram declaradas Padroeiras da Infância mexicana.

FONTE: Agência Fides - 24/03/2017

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.