5ª Jornada Nacional da IAM em Teresina (PI) reúne sete grupos


Com o tema: “IAM do Brasil a serviço da missão na Oceania” a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) celebrou, no dia 28 de maio de 2017, em todo o Brasil, a sua 5ª Jornada Nacional. A iniciativa surgiu para marcar o aniversário de fundação da Obra criada na França por dom Carlos de Forbin-Janson em 19 de maio de 1843. No Piauí, já existe há mais de 20 anos nas dioceses do nosso Estado com esta finalidade, animando no espírito missionário estes pequeninos.

Para celebrar os 174 anos desta Obra Pontifícia Missionária e a 5ª Jornada Nacional da IAM, no domingo, 28 de maio, uma programação especial celebrou essa caminhada que tem como idealizador o bispo Dom Carlos Forbin Janson. De acordo com Érika Rossana, membra da equipe articuladora da IAM/COMIDI, a intenção foi fortalecer o carisma da IAM “criança evangeliza criança, adolescente evangeliza adolescente”.

A paróquia de Cristo Rei foi sede da celebração na Arquidiocese de Teresina. A celebração realizada neste domingo, 28 de maio, reuniu integrantes de sete grupos da IAM, num total de 200 pessoas entre crianças, adolescentes e assessores, para celebrar os 174 anos de fundação dessa Obra Pontifícia. Na ocasião, as crianças e adolescentes reafirmaram o compromisso de rezar e ajudar os missionários e crianças da Oceania.

Os participantes foram acolhidos de forma fraterna e alegre pelos adolescentes missionários da paróquia de Cristo Rei, onde se iniciou o encontro com a celebração da santa missa. Em seguida, já no auditório do Centro Social Cristo Rei a animação ficou por conta da equipe de canto Os meninos do Rei e do grupo da IAM desta paróquia que apresentaram juntos o teatro contando a história da fundação da IAM.

A assessora diocesana da IAM/COMIDI, Érika Rossana, conduziu o momento de animação apresentou os grupos e motivou a participação reforçando o valor da Jornada que acontece simultaneamente a nível nacional, em seguida crianças representando cada paróquia ali presente, seguiu para os parabéns com o corte do bolo num momento de interação e partilha.

A Missa de Ação de Graças pela 5°Jornada, foi presidida pelo padre Gilberto Freitas, da paróquia de Cristo Rei. Na homilia, padre Gilberto destacou a importância de ser criança e adolescente de Jesus. “ser de Jesus é a nossa alegria crianças”. Durante a celebração, as crianças e adolescentes foi quem conduziram coordenadas pelos seus assessores os momentos da missa. No ofertório, crianças representando os cinco mascotes da IAM, que fazem referencia aos cinco continentes, levaram no ofertório os símbolos dos pequenos missionários. Ao fim da celebração, as crianças e adolescentes acenderam velas para o momento de se consagração à IAM e à Nossa Senhora Aparecida, reforçando seus compromissos missionários. Em seguida, assistiram um vídeo do bispo de Teresina, Dom Jacinto que apresentou uma bonita mensagem de fé para a IAM da nossa Arquidiocese, os assessores e os familiares presentes na celebração.

Érika entende que é dessa forma que a Igreja pode atingir o interesse desse público. “A nossa Igreja é muito carismática e os pais precisam levar as crianças para as missas. Não se intimidem. Elas falam alto, não ficam paradas. Mas mesmo nessas situações é possível tornar o Pai mais amado por elas”, aconselhou.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Bom dia eu sou de Pedro II ,ao norte Piaui da Paroquia de Nossa Senhora da Conceiçao e estamos começando um grupo da IAM aqui em nossa paroquia pois e nossa missao evangeliza

    ResponderExcluir