Diocese de Estância (SE) realiza formação para líderes da IAM


“O verdadeiro missionário, que não deixa jamais de ser discípulo, sabe que Jesus caminha com ele, fala com ele, respira com ele, trabalha com ele. Sente Jesus vivo com ele, no meio da tarefa missionária” (EG 266). Motivados pela necessidade de formação permanente, a Infância e Adolescência Missionária (IAM) da diocese de Estância realizou, entre os dias 7 e 9 de julho, na Chácara João XXIII, município de Salgado (SE), mais uma edição do Encontro de Líderes Missionários Infantis (ELMI) e o Encontro de Líderes Missionários Adolescentes (ELMA).

O encontro contou com a participação de 180 crianças, adolescentes e assessores de 16 paróquias da diocese. “Participar do ELMI foi a melhor experiência que tive na IAM. Vi que tantas outras crianças e adolescentes amam a IAM tanto quanto eu. Percebia que em cada coisa que fazíamos seja nas horas de estudo ou nas brincadeiras enfim em tudo havia amor e alegria”, relatou a adolescente Talita.

Para melhor aproveitamento do encontro, a programação foi enriquecida de animações, espiritualidade, formações, convivência e partilha de vida, o que faz crescer cada vez mais a paixão pela missão da Igreja.

Conforme afirma o papa Francisco: “Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à autopreservação” (EG 27).

O bispo diocesano, dom Giovanni Crippa, IMC, e o padre Ilmar Augusto, assessor diocesano da IAM, também estiveram presentes. Dom Giovanni motivou as crianças a perseverarem na missão que realizam. “Em cada um de nós está escondida a presença de Deus. Devemos ter um coração grande, não somente para acolher Jesus, mas para acolher também tantos irmãos e irmãs que representam Jesus no outro para mim. Sejam em vossas comunidades exemplos”, afirmou o bispo referencial para a missão no Regional Nordeste 3. “Os pequenos também podem dizer e ensinar algo para os grandes, com o vosso exemplo, com o vosso testemunho e com certeza a presença de vocês aqui hoje tão numerosa e alegre, transmite um testemunho muito bonito. A diocese de Estância agradece a presença de vocês”, salientou.

Inspirados pelo amor à missão da Igreja, o Encontro contou com a assessoria da Irmã Maria Alice, das Irmãs Ministra dos Enfermos de São Camilo, que recordou: “Há desejos profundos que o Evangelho se espalhe em todas as regiões partindo do princípio que o anúncio é primeiramente uma vivência alegre de ser cristão. Cada ELMI/ELMA reacende em nós a chama do amor. Percebi que valeu todo esforço e dedicação. Estava estampado nos olhos, na vibração, no entusiasmo de cada criança e adolescente a alegria de ser missionário”, complementou a religiosa.

Com informações da IAM, Diocese de Estância (SE)


Postar um comentário

0 Comentários