Sugestões de atividades para o Mês Missionário


Outubro é o Mês Missionário. A Campanha Missionária é a segunda e grande campanha do ano e oferece-nos a ocasião para realizarmos atividades capazes de movimentar todos os setores das nossas comunidades, é o período no qual são intensificadas as iniciativas de animação e cooperação em prol das Missões em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias, bem como realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo de outubro. Oferecemos algumas sugestões para a animação do Mês Missionário.

PARA A CELEBRAÇÃO DE ABERTURA:
- Cada comunidade é convidada a se mobilizar e sair em caminhada até o local da celebração de abertura. Traga bandeirinhas coloridas, pode ser nas cores dos continentes e a bandeira da própria comunidade com o nome do seu padroeiro; faixas, cartazes da Campanha Missionária;
- Que a celebração não seja numa das comunidades, mas na rua. Para dizer que nossa missão é para o mundo;
- Usar cantos missionários;
- As velas do altar sejam nas cinco cores, ou em vasos com arranjos coloridos. As velas podem ser entregues no final da celebração para cada uma das comunidades, que cada uma das comunidades fique com uma cor, para usar no altar durante todo o mês, para estar em sintonia com a campanha missionária e com todos os continentes;
- Em lugar de destaque, colocar a figura dos padroeiros das missões, que entrará na procissão de entrada;
- Deixar que as crianças da Infância e Adolescência Missionária ou os jovens da Juventude Missionária falem para a assembléia como é sua missão e seu carisma;
- Se na paróquia ou diocese estiver um missionário que já foi a missão além-fronteiras ou é missionário além-fronteiras peça para dar um testemunho e falar da sua missão.


AO LONGO DO MÊS:
1. Novena Missionária - Que a Novena Missionária seja realizada nas ruas, explorando o livro e o DVD da Campanha Missionária. Que em cada celebração, as equipes que estarão realizando a novena missionária nas famílias sejam enviadas em missão para a semana seguinte. Registrar os momentos que a comunidade irá vivenciar ao longo do mês, para que na missa de encerramento possam ser mostrados ao povo os trabalhos realizados na missão.

2. Implantar o COMIPA (Conselho Missionário Paroquial) - Trata-se de um grupo de pessoas que assume a tarefa de alimentar a dimensão missionária nos diversos setores da comunidade.

3. Promover debates - Às lideranças, grupos e movimentos propomos esta reflexão:
- Como vai a nossa ação evangelizadora?
- Estamos dando atenção aos "sinais dos tempos" em vista de uma nova evangelização?
- Quem estamos atingindo?
- A nossa comunidade se preocupa com o mundo ainda a ser evangelizado? Como?
- Já enviou e se preocupa com o envio de missionários(as) para a evangelização dos não-cristãos?

4. Gincana Missionária - Lançar, no início do mês missionário, uma "gincana missionária" envolvendo pastorais, movimentos e povo em geral.

5. Terço Missionário - Pode ser organizado pelos catequistas da comunidade, distribuindo cada Mistério e a apresentação dos diversos continentes entre as turmas de catequese. Será um momento forte de missionariedade. As crianças poderão convidar seus familiares e amigos.

6. Pregações e Liturgias - Nas Santas Missas do mês, a pregação, os comentários, ofertórios vivos... Motivem para um maior empenho e abertura missionária. A própria coleta, no Dia das Missões, seja organizada de maneira que estimule a generosidade dos cristãos.

7. Imprensa Missionária - As revistas e sites missionários suscitam o espírito missionário universal! O mês missionário é uma oportunidade a mais para torná-los conhecidos:
- Revista Missões (www.revistamissoes.org.br)
- Editora Mundo e Missão (www.editoramundoemissao.com.br)
- Boletim SIM/POM (www.pom.org.br)
- Garotada Missionária (http://garotadamissionaria.blogspot.com)
- Juventude Missionária (http://jmissionaria.blogspot.com)

8. Infância e Adolescência Missionária/Juventude Missionária - Se ainda não existir, implantem a "Infância e Adolescência Missionária" e a “Juventude Missionária” em sua comunidade. Peçam ajuda a outras comunidades que já possuem a IAM e JM. Estarão trabalhando para formar as futuras lideranças e os missionários de amanhã.


NO DIA MUNDIAL DAS MISSÕES:
- No Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo do mês de outubro, fazer divulgação em rádios, carro de som nas ruas;
- Realizar visitas missionárias as famílias para divulgar o Dia Mundial das Missões, rezar junto com as famílias por todos os missionários que estão em missão e divulgar a coleta missionária;
- Enfeitar a Igreja com as cores dos continentes;
- Para a entronização da Bíblia, colocar as crianças da Infância e Adolescência Missionária (ou da Catequese) enfileiradas ao longo do corredor central da Igreja, tendo fitas coloridas amarradas nos pulsos. A Bíblia passa de mão em mão, é beijada pelas crianças e chega ao ambão. Durante as leituras as crianças podem ficar em volta, com velas coloridas nas mãos (ou juntas segurando o globo terrestre);
- No momento das ofertas, motivar a coleta missionária, nossa contribuição financeira para a Missão nos cinco continentes;
- Se possível, convidar um missionário para dar um testemunho além fronteiras;
- No fim da celebração, rezar a oração da Campanha Missionária.

ENCERRAMENTO DO MÊS MISSIONÁRIO:
- Realizar uma caminhada missionária, com todas as comunidades envolvendo todas as pastorais e movimentos da paróquia;
- Que cada pastoral ou movimento tragam seus símbolos;
- Encerrar com uma bonita e animada celebração eucarística. Para o ofertório, trazer alguns símbolos missionários usados durante todo o mês, como o cartaz da campanha, o texto da novena ou das celebrações, um par de sandálias, uma sacola de tira colo, uma amostra grande do envelope da campanha missionária, algum objeto típico dos continentes e os símbolos das pastorais usados na caminhada missionária.

Postar um comentário

0 Comentários