Infância e Adolescência Missionária para uma Igreja em saída


Um dos desafios na evangelização da Arquidiocese de São Paulo (SP) tem sido a articulação das várias forças missionárias presentes aqui. Desde que assumi a coordenação do Conselho Missionário Arquidiocesano, trouxe em meu coração este desejo de reunir em um encontro de formação missionária assessores/as, coordenadores/as da IAM. Contudo, pensamos que poderíamos dar um posso mais além: estender o convite a toda Arquidiocese. E assim foi feito! Este realizou-se no sábado 16 de junho, na sede do COMIRE, localizado no bairro da Lapa.

O tema escolhido foi: "Infância e Adolescência Missionária para uma Igreja em saída". O objetivo era animar os participantes para renovarem os seus conhecimentos nas várias temáticas que fazem parte da IAM e, ao mesmo tempo motivá-los para a implantação de outros grupos da Infância e Adolescência Missionária.


A coordenadora da IAM do Estado de São Paulo, Maria das Graças foi convidada para falar dos vários passos na implantação da IAM e também sobre o papel do assessor/a. E, como os coordenadores/as estariam presentes, pedimos a colaboração de duas assessoras que atuam na IAM da Região Brasilândia. Elas que animam grupos há mais de 15 anos, desenvolveram com os participantes uma oficina apresentando os jogos, dinâmicas, cantos, brincadeiras que são muito eficazes para despertar conhecimentos missionários nas crianças.

A metodologia foi de dois grupos, e na segunda parte do encontro as crianças e adolescentes apresentaram aos assessores/as os trabalhos realizados na oficina.

O desempenho dos coordenadores e coordenadoras, foi o que mais tocou os/as assessores/as. Eles falaram com convicção sobre como a oficina os ajudou para dinamizar os seus encontros. Davi e Elena, duas crianças de apenas 7 e 8 anos, que atuam como coordenadores há alguns meses, partilharam que as vezes os seus encontros são repetitivos, e que eles gostaram muito de ouvir outros coordenadores, pois eles fazem dinâmicas bem legais. Larissa de 15 anos lembrou as tantas dificuldades na formação dos coordenadores e que achou muito produtivo tudo o que aprendeu. Edilene, uma das animadoras da oficina, insistiu junto aos assessores/as sobre a importância do protagonismo dos coordenadores/as nos encontros. De fato, constatamos que muitas de nossas IAMs, estão se tornando encontros de catequese. Por isso, podemos dizer que esta formação missionária foi além do seu objetivo.


Para os 58 participantes, que vieram de três Regiões Episcopais: Santana, Brasilândia, Belém e da Diocese de Santo Amaro, foi uma “reciclagem” muito importante. Para nós que organizamos valeu a pena tanto esforço.

Eu guardarei em meu coração os olhos brilhantes de uma adolescente que ouviu falar da IAM pela primeira vez aqui neste encontro, ela que tinha aceitado o convite para esta formação sem saber bem do que se tratava, partilhou-nos que voltava para casa encantada! E disse toda emocionada que não via a hora de começar um grupo de IAM em sua comunidade. Seu pároco o Padre Jaime da Região Belém que estava ali presente, ficou admirado quando a ouviu falar com tanto entusiasmo. Sem dúvida nossa jovem missionária contara com seu apoio na realização deste projeto.


O sentimento que nos perpassou durante todo este encontro de formação foi o de gratidão! À coordenação do COMIRE, que nos cedeu o local. E não podemos deixar de mencionar os vários assessores, assessoras, e colaboradoras da Paróquia Nossa Senhora das Graças da Região Brasilândia que com generosidade auxiliaram-nos nos vários serviços.

Creio que as sementes foram lançadas! Os frutos que virão, serão muitos! E que Maria da Visitação continue intercedendo por nossa Infância e Adolescência Missionária presente na Arquidiocese de São Paulo.

Irmã Elisabeth Miguel Espinhara,
Missionária de Maria Xaveriana, coordenadora do
Conselho Missionário Arquidiocesano (COMIAR).

Postar um comentário

0 Comentários