Header Ads

Roteiro de visitas missionárias


Estamos nos aproximando do mês de outubro, mês dedicado às  missões. Será um momento oportuno para, a partir de nossos grupos, despertar e testemunhar nosso ardor missionário, conforme nos orienta nosso plano de ação trienal.

Sabemos que as visitas missionárias são uma realidade em muitos grupos de Infância e Adolescência Missionária, contudo, para auxiliar os assessores e coordenadores, apresentamos um "roteiro" para ser apoio aos grupos.


Roteiro para visitas missionárias
com crianças e adolescentes da IAM
Objetivo: Fazer a experiência missionária a partir do mandato missionário de Jesus.

Orientações: 
 Planejar o dia das visitas missionárias e previamente conversar com o grupo sobre qual o objetivo das visitas.
• O assessor(a) deve prever quais ruas ou quadras em que as crianças e adolescentes irão realizar as visitas.
• O assessor(a) pode convidar alguns pais e mães para acompanhar o grupo nas visitas, mas quem deve conduzir a visita e os momentos de oração devem ser as crianças e adolescentes.
• Antes de sair para as visitas, reunir o grupo e fazer um pequeno momento de oração, invocando o Espírito Santo.
• Após as visitas, reunir novamente com todos para um momento de partilha e oração.
• Se possível levar um cartão para as famílias que serão visitadas.

Roteiro para visita missionária às famílias
• Na chegada dizer: "A paz de Cristo esteja nesta casa!";
• Os missionários(as) se apresentam e dizem em nome de quem estão: “Somos da Infância e Adolescência Missionária, da Igreja católica, da paróquia (Nome) e estamos realizando visita às famílias de nossa comunidade. Podemos fazer um momento de oração com a sua família?” Se a família acolher, seguir a proposta, se a família não acolher, agradecer a atenção e seguir para a próxima casa;
• Ao entrar na casa, os missionários se apresentam e apresentam a IAM: “Somos/fazemos parte da IAM, uma Obra Pontifícia, em que as crianças e os adolescentes ajudam e evangelizam crianças e adolescentes”;
• Dar espaço para que a família visitada também se apresente e compartilhe algo.

Momento de oração nas famílias
• Invocação à Santíssima Trindade (Cantando: Em nome do Pai, em nome do Filho);
• Convidar a família para apresentar intenções e pessoas pelas quais gostaria de rezar (para depois da partilha da Palavra);
• Leitura e partilha de um texto bíblico (que já foi escolhido previamente) - sugestões: Mt 18,1-5 - Lc 18,15-17 - Isaías 54,13.
 Após a leitura do texto, fazer um momento de silêncio e motivar a todos a deixar a Palavra de Deus tocar a vida e o coração. Fazer uma pequena reflexão.

Bênção da família e da casa
“Deus eterno e todo-poderoso, que com bondade paterna não deixas de atender às nossas necessidades, derrama a abundância da tua bênção sobre esta família e esta casa. Sê o refúgio para os que aqui moram, companheiro dos que saem, hóspede com os que entram, até o dia de terem, todos, feliz acolhimento na morada celeste para eles preparada. Livra esta casa de todos os perigos e de toda a maldade. Que na mesa desta família haja o pão de cada dia e a saúde para o trabalho. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
• De mãos dadas reza-se: Pai-Nosso; Ave Maria; Glória ao Pai (caso a família tenha outra denominação religiosa, pode-se dispensar as orações, concluindo de modo espontâneo).
• Todos agradecem a acolhida e seguem para a outra família. Pode-se fazer e cumprimento e cantar o Hino da IAM para despedir-se.

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.