Intercâmbio Diocesano da Juventude Missionária


Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, aconteceu na Paróquia São Pedro em Pombal (PB), o V Intercâmbio da Juventude Missionária da Diocese de Cajazeiras. Com o propósito de animar a missionariedade entre os grupos existentes na Diocese, o Intercâmbio reuniu jovens das Paróquias São João Bosco (Cajazeiras), Nossa Senhora do Rosário (São João do Rio do Peixe), São Domingos de Gusmão (São Domingos), São Pedro (Pombal), bem como da Paróquia Nossa Senhora de Fátima da vizinha Diocese de Patos. A Infância e Adolescência Missionária da Paróquia São Pedro também se fez presente durante o encontro, animando assim, a todos os presentes.

A programação contemplou momentos de oração, formação, visitas missionárias, fraternidade e gesto concreto. Foi destaque o terço missionário realizado na abertura do encontro e a Santa Missa presidida pelo padre Erivanio, que é Pároco da Paróquia que acolheu o encontro e coordenador diocesano do COMIDI. No âmbito formativo, aconteceram dois momentos, em que os padres Dacio José (Setor Juventude) e Everton Gabriel (Animação Bíblico Catequética e ex-coordenador estadual da Juventude Missionária) partilharam respectivamente com todos sobre o Sínodo dos Bispos e o Jovem Missionário na Igreja em Saída.


O centro de convivência da terceira idade da cidade de Pombal e famílias que residem no território da Paróquia São Pedro, foram o foco das visitas missionárias realizadas durante o intercâmbio. Na oportunidade, como gesto concreto do encontro, famílias foram contempladas com cestas básicas.

Sobre o V Intercâmbio Diocesano da Juventude Missionária, alguns jovens que participaram deixaram sua mensagem. Para Cézar Nobrega, coordenador da JM na Paróquia São Domingos de Gusmão, “participar do Intercâmbio pela primeira vez, foi um momento incrível, Deus me proporcionou momentos ímpar na minha Vida, e me fez despertar cada vez mais a força da Missão, a força de ser um Jovem Missionário”.

Romualdo Pereira, coordenador estadual da JM destaca que “mais uma vez o Intercâmbio Diocesano da Juventude Missionária de Cajazeiras foi uma grande demonstração que os jovens querem ser os protagonistas da Missão da Igreja, assumindo com entusiasmo e verdadeiro ardor missionário cada momento de ação, formação e partilha que foram propostas durante esses três dias, literalmente tomando as ruas da cidade de Pombal, deixando transparecer aquilo que é mais marcante nessa fase da vida: o vigor e a alegria do coração para anunciar o Evangelho da boa nova, pois como diz a sábia frase: “Se o coração não arde os pés não caminham.” Mais do que o calor do sertão paraibano, ardeu durante esses dias o amor pela missão.”


O jovem Francieudes destacou que “a JM da Paróquia São Pedro agradece a todos os grupos que participaram do V Intercâmbio. Foram três dias produtivos com orações,formação e missão. Foi um encontro de fortalecimento do nosso espírito missionário”.

Na oportunidade, foi anunciada as mudanças nas coordenações diocesana e estadual a partir do próximo ano. O jovem David Kennedy da Paróquia São João Bosco/Cajazeiras, atual coordenador diocesano da JM em Cajazeiras conduzirá a coordenação estadual e a Jovem Anna Cynthia da Paróquia Nossa Senhora do Rosário/São João do Rio do Peixe assumirá a coordenação diocesana.

Postar um comentário

0 Comentários