Encontro de Líderes Missionários no Rio de Janeiro


Entre os dias 02 e 04 de novembro, a Infância e Adolescência Missionária do do Regional Leste 1 da CNBB (estado do Rio de Janeiro) realizou um Encontro de Lideranças Missionárias Infantil e Adolescente - Elmi/Elma. O encontro foi realizado na Casa de Retiro São Francisco de Assis, em Duque de Caxias (RJ).

A diocese anfitriã acolheu a todos e deu início ao encontro com a oração inicial. Em seguida os participantes fizeram a dinâmica de apresentação. A coordenadora regional da IAM, Simone Beatriz Montez, fez a primeira colocação sobre o tema "Identidade da IAM", levando os líderes a refletirem o trabalho e a importância de caminhar em unidade na vida missionária.

Encerrando o primeiro dia do ELMI/ELMA, os líderes assistiram o filme "Os Croods", refletindo a identidade da IAM através do exemplo do filme. A oração da noite foi conduzida pela Arquidiocese do Rio que rezaram pelas crianças de todos os continentes.


Na manhã de sábado, os líderes começaram seus trabalhos com a oração da manhã, organizada pela Diocese de Itaguaí, refletindo a missionaridade da Santíssima Trindade.

A primeira formação do dia foi feita pelo assessor da Arquidiocese do Rio e responsável pela comunicação do Regional Leste 1, Pedro Henrique. O tema "História e Carisma da IAM", fazendo uma retrospectiva sobre a história da IAM no Brasil e no mundo, a importância da oração missionária e do cofrinho, e a vida e missão dos nossos padroeiros.

A primeira parte da Gincana Missionária encerrou as atividades da manhã, os líderes missionários se dividiram em cinco grupos e realizaram atividades relacionadas a missão.


Dando continuidade ao encontro, a coordenadora da Diocese de Petrópolis e vice-coordenadora diocesana do Regional Leste 1, Beth Gonzáles explicou de acordo com a técnica do mapa mental a "Metodologia da IAM". Os líderes missionários aprenderam a formular os quatro encontros do mês.

O Diácono Sérgio González, da Diocese de Petrópolis abordou a importância de cultivarmos a "Espiritualidade Missionária". Após o momento formativo, o assessor conduziu a adoração ao Santíssimo, renovando o sim a missão.

No Santo Terço organizado pela Arquidiocese de Niterói, os participantes entregaram aos pés de Nossa Senhora a vida dos missionários e das crianças que sofrem dificuldades.


No final da noite de sábado, aconteceu o enceramento da gincana com o bingo bíblico e a apresentação de Konstantino, tesoureiro do Regional Leste 1 sobre o Catolicismo. A oração da noite foi conduzida pela Diocese de Petrópolis.

Na manhã de domingo a Arquidiocese do Rio conduziu a oração, seguida da foto oficial do encontro. A última formação foi ministrada por Gabriela Rocha, secretária da Arquidiocese de Niterói e do Regional Leste 1, que falou sobre o "Perfil do Coordenador Missionário". Encerrando o Elmi/Elma, Padre Elmir da Diocese de Caxias presidiu a Celebração Eucarística e a entrega dos certificados aos participantes.


"Eu gostei muito desse encontro e sou eternamente grata por ter ido. Lá eu fui muito bem acolhida, parecia que todos nós éramos uma família. Fiz amizades novas que pretendo levar pra minha vida toda. Me aprofundei no conhecimento da IAM, coisas também que eu não sabia e passei a saber e me interessei muito sobre o assunto. A comida estava maravilhosa disso nem tenho como reclamar. Que venha muitos ELMI/ELMA por aí que foi uma experiência muito boa que é bom ser sempre lembrada. Que outras crianças tenham oportunidade de ir também.", expressou Ester Lopes Prudencio, de 11 anos, da IAM da Paróquia Nossa Senhora do Divino Amor, da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Veja mais fotos em nossa página no Facebook: facebook.com/garotadamissionariabrasil

Postar um comentário

0 Comentários