A Infância e Adolescência Missionária da Diocese de Mogi das Cruzes (SP) realizou na última quinta-feira, 15 de novembro, seu encontro diocesano - EDIAM. O encontro, realizado na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Mogi das Cruzes, contou com a participação de cerca de 60 crianças e adolescentes, de grupos de IAM das cidades de Itaquaquecetuba, Arujá, Salesópolis e Mogi das Cruzes.
Para assessorar a temática "Enviados para testemunhar o Evangelho da paz, unidos na ação missionária em Pemba", o grupo contou com o apoio de membros da equipe de coordenação da IAM da Diocese de São Miguel Paulista, que apresentaram grandes líderes mundiais e a importância da ação da Obra da Infância e Adolescência Missionária na promoção da paz e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. "A Infância e Adolescência Missionária, depois de Jesus Cristo, foi a primeira organização da Igreja a colocar a criança no centro da ação pastoral; na parte social também foi a pioneira na ajuda financeira à projetos que defendem a vida das crianças e adolescentes em todo o mundo, trabalho que continua até hoje.", ressaltou Rodrigo Alves Piatezzi, coordenador da IAM na Diocese de São Miguel Paulista.
O adolescente Luiz Carlos, tem 16 anos e participa da IAM da Paróquia Senhor Bom Jesus, na cidade de Arujá, desde os nove anos de idade. Para ele, a Obra ajuda as crianças e adolescentes a terem um olhar mais humano. "Hoje eu sou mais velho, mas o que me motiva a continuar na IAM é poder ajudar outras crianças e adolescentes a fazerem o que eu venho fazendo nesses anos. A Infância e Adolescência Missionária realmente ajuda as crianças a pensar diferente, em vez de brigar, xingar e praticar o bullying, ajuda a ter mais amor ao próximo, a ser mais humano.", partilhou.
Terminando o momento formativo, o grupo participou da celebração da Santa Missa, presidida pelo padre José Orlando da Cruz, fundador da Comunidade Católica Coração Redentor, que foi responsável pela animação do encontro. Durante a celebração, os grupos de IAM entregaram seus cofrinhos missionários que, juntamente com as ofertas da celebração, serão encaminhadas a Ação Solidária "Dá-me de beber", em prol da construção de três poços artesianos na Diocese de Pemba, em Moçambique, ação assumida pela IAM do Estado de São Paulo.
No período da tarde foram realizados trabalhos em grupos conduzidos pelos adolescentes missionários. Os grupos tinham como tarefa apresentar como a Infância e Adolescência Missionária pode ser promotora da paz em ações cotidianas; durante as apresentações também foram recordados grandes promotores da paz, como Mahatma Gandhi e São Francisco de Assis.
A pequena Clara, de apenas seis anos, fez questão de deixar uma mensagem ao blog da Garotada Missionária: "O que eu mais gosto na Infância Missionária é que eu ajudo e rezo pelas crianças de todo o mundo.", partilhou a pequena missionária que é membra da IAM da Paróquia São José, de Salesópolis.
Confira o álbum de fotos em nossa página do Facebook: facebook.com/garotadamissionariabrasil
0 Comentários