6º Congresso da IAM em Minas Gerais


O Estado de Minas Gerais realizou entre os dias 26 a 28 de julho, o VI Congresso Estadual da Infância e Adolescência Missionária. O evento, realizado na cidade de Piranga, Arquidiocese de Mariana, teve por tema 'IAM: Igreja em missão no mundo' e lema 'Deixai vir a mim os pequeninos' (Mc 10,14) e contou com cerca de 190 crianças e adolescentes das arquidioceses de Belo Horizonte, Mariana, e das dioceses de Almenara, Campanha, Caratinga, Guanhães, Itabira-Coronel Fabriciano, Januaria, Mariana e Paracatu, que protagonizaram o encontro e mais assessores e coordenadores.

Moçada muito alegre e cheia de ardor missionário faz do congresso um evento de muitas emoções, e revigorou todos que participaram, além de deixarem aflorar a fraternidade entre as crianças.

A organização deixou visível o entrosamento e a fraternidade entre os participantes. A abertura se deu na sexta feira com o padre Adelson Laurindo Clemente, assessor arquidiocesano da IAM, o seminarista Fabiano Matos, e uma bela apresentação das (Arqui)dioceses participantes, e outras apresentações que abrilhantaram o congresso.


O sábado foi recheado de graças, com a celebração da Santa Missa, com Dom Airton José dos Santos, bispo da Arquidiocese de Mariana e as conferências com os temas "Sinais da Presença de Deus nas Culturas", por padre João Paulo da Silva, de Mariana e "Meios de Comunicação, Instrumentos de Evangelização", com o professor Rodolfo José Lourenço, de Belo Horizonte.

A programação também contou com as oficinas da Juventude Missionária por Sandra Bonine, referência apontada para o próximo biênio da IAM, e da Família Missionária com Vanilda Duarte, referência no último biênio.

No domingo, a missa de encerramento e envio dos congressistas, foi presidida pelo padre Reginaldo Coelho da Costa, pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição; e pelo padre Wagner Calegário de Souza, de Belo Horizonte, que nos trouxe a confirmação que a Arquidiocese de BH irá sediar o VII Congresso Estadual da IAM, com autorização de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte, a qual coincidirá com seu Centenário.


O congresso contou com a participação fervorosa do padre Sérgio Antônio Tomas. Momento também que a coordenadora arquidiocesana da IAM de Mariana, Iva Fernandes e Vanilda Duarte, coordenadoras estaduais da IAM, demonstraram sua gratidão a todos os participantes e apresentaram Sandra Bonine como nova referência da Obra Pontifícia no Estado.

O encontro trabalhou de uma forma pratica o sétimo compromisso da IAM: “Reconhecer o que é bom da vida e cultura dos outros povos, respeitando-os e valorizando-os,” usando o sacrifício para ajudar os imigrantes que se refugiam em Roraima. O sacrifício faz parte do carisma da IAM, juntamente com a oração e a solidariedade, que superou os R$1.800,00, que será enviado a diocese mais próxima, dos nossos irmãos necessitados.

Ao final do encontro, as crianças e adolescentes assumiram os seguintes compromissos:
1- Rezar, mensalmente, o Terço Missionário nas famílias, atendendo ao convite do Papa Francisco: de ajudar na evangelização das crianças e adolescentes de todos os povos, através da oração.
2- Usar as redes sociais como forma de evangelizar, através do testemunho, curtindo e compartilhando conteúdos que promovam a formação missionária, a união e a paz.

Enfim, foram momentos de graça intensa e fecunda que vieram promover iniciativas e intensificar de modo particular a oração, o anúncio do Evangelho, ações concretas de caridade cristã e de solidariedade.

Texto de Vanilda Duarte e fotos de Guilherme Dias de Castro e João Luiz Silva

Postar um comentário

0 Comentários