#FalaSério - Número de crianças na pobreza no Brasil é o dobro da população de Portugal


As crianças são as que mais sofrem com a pobreza no Brasil. 47,8% das crianças e dos adolescentes de 0 a 14 anos no país vivem em condição domiciliar de baixa renda, ou seja, são de famílias pobres ou extremamente pobres. O dado é do relatório ‘Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2019‘, da Fundação Abrinq.

Isso significa que 20 milhões de crianças e adolescentes com 14 anos ou menos pertencem a famílias com renda per capita mensal de até meio salário mínimo.

Desse total, 9,4 milhões vivem em condição de extrema pobreza, com renda per capita de até um quarto do salário mínimo.

O número de crianças que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza no Brasil representa quase o dobro da população inteira de Portugal, que é composta por 10,3 milhões de habitantes.

Portugal é um país desenvolvido, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado como muito elevado. Tem o 41º maior IDH do mundo. E uma expectativa média de vida de 81,4 anos, média acima de países como Alemanha, Dinamarca e Estados Unidos.

O país é membro da Organização das Nações Unidas (ONU), da União Europeia (incluindo a Zona Euro e o Espaço Schengen), da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Postar um comentário

0 Comentários