No Mês Missionário Extraordinário, IAM e JM da Diocese de Mossoró promovem Tríduo Missionário


De 24 à 27 de outubro, aconteceu o primeiro Tríduo Missionário da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária Abdias (JM) na comunidade do Promorar, pertencente a Paróquia Menino Jesus da Diocese de Mossoró (RN), tríduo que ocorreu em preparação para a consagração das crianças e jovens da IAM e JM, que teve como tema “Batizados e enviados: a IAM e JM em missão no mundo”, em comunhão com o Mês Missionário Extraordinário (MME), em que toda as pastorais, movimentos e grupos da comunidade participaram dos momentos.


Dia 24 teve início do tríduo com a oração da manhã, e logo após, visitas com as crianças e jovens convidando as pessoas da comunidade para participar da missa de abertura e de toda programação do tríduo, missa presidida pelo Pe. Gláudio Fernandes (pároco da Paróquia de São Francisco das Chagas da Maisa, Mossoró/RN).

No dia 25, iniciando com a oração da manhã, e em seguida foi realizada as visitas missionárias com as crianças e jovens, em que ao final das visitas retornando à capela, para um momento de partilhas das visitas. No período da tarde, retornamos com a oração da tarte, para irmos para as visitas missionárias, e ao final com o momento de partilha das visitas. Pela noite aconteceu um momento de animação missionária na comunidade, com a participação de Pe. João Alfredo que é pároco da nossa paróquia, fazendo uma reflexão sobre o Mês Missionário Extraordinário e o papel dos missionários, finalizando com dois testemunhos de missão de uma jovem da Comunidade Católica SHALOM, e uma criança da IAM.


No dia 26 se deu início com a oração da manhã, logo após com as visitas e ao final das visitas, foi realizado um momento para todas as crianças da comunidade com brincadeiras, músicas e partilhas das visitas da manhã. A tarde retornamos com a oração, e em seguida foi realizado um momento para as mulheres da comunidade com oficina com tema voltado para a saúde e autoestima da mulher.


A noite foi realizado a caminhada penitencial com a cruz do Mês Missionário Extraordinário, momento este que teve início em uma casa da comunidade saindo em procissão até a Capela de São Sebastião, onde pudemos refletir sobre as muitas realidades encontradas em nossa comunidade através das visitas, sendo distribuídos papeis para que as pessoas pudessem escrever suas angustias, dificuldades e também os sofrimentos humanos como: machismo, corrupção, violência, injustiças, divisão...etc. E finalizamos colocando os papeis no fogo, formando um grande círculo em volta da fogueira.


Dia 27, pela manhã se iniciou com o terço missionário e em seguida a Missa de Consagração das crianças, adolescente e jovens missionários da IAM e JM, missa essa presidida pelo Pe. Miquéias Pascoal (Coordenador geral das Santas Missões Populares e do COMIDI da Diocese de Mossoró/RN), com a presença de familiares e de agentes pastorais da comunidade e paroquianos.


Foram consagrados 38 crianças e adolescentes da IAM e 15 jovens da JM, que firmaram seu compromisso com as Obras Missionárias, se colocando aos serviços missionários desempenhados em âmbito local, regional e além-fronteiras, com isso celebrar e levar a alegria de ser missionário de Deus.


Postar um comentário

0 Comentários