Na abertura do Mês Missionário Extraordinário, realizado em outubro de 2019, o Bispo da Diocese de Petrópolis (RJ), Dom Gregório Paixão, OSB, publicou uma Carta Pastoral convocando todos para viver o Ano Missionário Diocesano de outubro de 2019 até outubro de 2020, que tem por tema “Igreja em saída, para amar, servir e evangelizar” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). “A missão nasce do amor, brota da caridade de Cristo que se estende a todos” afirma o bispo na carta dirigida a todos os padres, religiosos e religiosas e ao povo.
Na carta, lembrando o Documento de Aparecida, Dom Gregório Paixão afirma que “a perspectiva da “paróquia missionária” representa um caminho de renovação para a comunidade eclesial, como aponta o Documento de Aparecida”. Nesta perspectiva de uma paróquia missionária, um dos objetivos do Ano Missionário Diocesano é à implantação de Pequenas Comunidades dentro do território paroquial, conforme sugere o Documento de Aparecida e está previsto nas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2018/2023.
O bispo diocesano convoca todos para serem missionários, frisando a necessidade da visita aos doentes, pessoas encarceradas, com problemas de drogadição e outras situações que sejam desafiadoras e onde a mensagem de Cristo precisa chegar. “Peço que todos os movimentos e pastorais, para que desenvolvam atividades missionárias durante este ano e fixem toda a sua força de vontade em visitar todos os lares, principalmente as casas das famílias com pessoas doentes, enlutadas, afastadas da vida eclesial, com pessoas encarceradas, envolvidas em drogadição, e outras circunstancias desafiadoras” conclama o bispo.
Dom Gregório Paixão, na carta, faz uma convocação dos padres e diáconos, para que visitem as pessoas idosas e doentes. Ao finalizar a carta, o Bispo de Petrópolis conclui afirmando que estará junto com todos e fazendo a mesma coisa como todo cristão católico está sendo convocado a realizar ao longo do Ano Missionário Diocesano.
O Ano Missionário Diocesano terá como objetivos:
- Promover um novo espírito missionário em todas as nossas paróquias e comunidades;
- Continuar a implantação das Pequenas Comunidades no território paroquial;
- Revitalizar encontros bíblicos e catequéticos;
- Implantar os COMIPAs (Conselho Missionário Paroquial);
- Apoiar a Infância e Adolescência Missionária;
- Fazer chegar a graça da presença de Jesus e de sua Igreja aos irmãos afastados e/ou desmotivados;
- Favorecer a “missão permanente”, conforme as orientações do Papa Francisco.
0 Comentários