Dia Mundial da Infância e Adolescência Missionária


O Dia Mundial da Infância e Adolescência Missionária 2021 celebrado neste 6 de janeiro é dedicado ao tema comum do testemunho, que, como todos os anos, vê crianças e jovens unidos como os principais protagonistas da animação missionária em vários países do mundo.

O anúncio foi feito pelo site do Secretariado Internacional da Pontifícia Obra da Infância Missionária, uma das quatro Pontifícias Obras Missionárias que, hoje presente em mais de 130 países, opera com o lema "Crianças evangelizam crianças, crianças rezam pelas crianças, crianças ajudam crianças em todo o mundo".

“Este ano, devido à pandemia, muitas Jornadas Missionárias da Infância não serão celebradas a nível nacional com um encontro de todas as crianças e jovens, mas provavelmente a nível paroquial e de grupo - explica a Secretária Geral, Irmã Roberta Tremarelli”

“A possibilidade de utilizar as redes sociais – acrescenta a religiosa do 'Instituto das Servas Missionárias do Santíssimo Sacramento - dará a oportunidade de ampliar a participação, por isso posso dizer que, apesar da dificuldade deste momento marcado pela pandemia, temos a oportunidade de conhecer mais pessoas ainda que virtualmente”.

Muitas direções nacionais já organizaram o Dia com slogans e materiais adequados para convidar crianças e jovens a se comprometerem e se envolverem no Carisma proposto pela Obra da Infância Missionária. O envolvimento das crianças, graças à sua sensibilidade, envolve também as famílias. “Portanto, o primeiro lugar onde as crianças são testemunhas é justamente na família”, diz a irmã Tremarelli. “É um testemunho recíproco: os pais testemunham a sua fé aos filhos e ao mesmo tempo os filhos e os jovens testemunham aos pais o compromisso de pensar nos outros, aqueles que vão para além da própria família, para além da sua vizinhança, para além da próprio país".

Mensagens
O Papa Francisco também publicou hoje em suas redes sociais uma mensagem especial às crianças e adolescentes que fazem parte da IAM: "Hoje é celebrado o Dia Mundial da Infância Missionária. Agradeço a todas as crianças e jovens envolvidos, encorajo-vos a serem alegres testemunhas de Jesus, procurando sempre levar a fraternidade entre os vossos pares."


No Brasil, irmã Antonia Vania de Sousa, nova secretária nacional da IAM publicou: "Hoje no dia mundial da Infância e Adolescência Missionária, gostaria de agradecer cada criança, adolescente, assessor e famílias pelo belo testemunho de todos nesta Obra Missionária. Vivendo o carisma mesmo em tempos difíceis de pandemia, estes missionários continuam com alegria o anúncio do Reino revelando Jesus Cristo à todos. 'Crianças e adolescentes ajudam e evangelizam crianças e adolescentes'. Que Deus continue revigorando o Ardor Missionário em cada um. De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!"


Origem do Dia Mundial da IAM
Recorda-se que o aniversário da Jornada Missionária da Infância foi instituído em 1950 pelo Papa Pio XII, que deixou a cada uma das Igrejas nacionais a liberdade de escolher a data, ainda que muitos países a celebrem no dia 6 de janeiro, Solenidade da Epifania.

A fundação da Pontifícia Obra Missionária da Infância foi criada graças à feliz intuição do bispo francês, Dom Charles de Forbin Janson, inspirado na Venerável Paulina Jaricot (1799-1862), leiga francesa que fundou as Obras do "Conselho da Propagação da Fé" e “Rosário Vivo” e cujo processo de beatificação está em andamento. A ideia era envolver as crianças na ajuda a outras crianças, por meio da oração e da colaboração material. Era 19 de maio de 1843 quando, com esta iniciativa, foi lançada a semente do que viria a ser a Obra Missionária da Infância, reconhecida como Pontifícia pelo Papa Pio XI em 1922.

Com informações do Vatican News

Postar um comentário

0 Comentários