Infância e Adolescência Missionária lança a 9ª Jornada Nacional


Foi realizada no dia 25 de fevereiro, a live de lançamento da 9ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM). “Testemunhar o amor é nossa missão” é o tema central da 9ª Jornada Nacional da IAM, que tem como lema “O que vimos e ouvimos nós vos anunciamos” (1 Jo 1,3), sendo inspiração para a produção da nova arte.

Para nos auxiliar na reflexão, todos os anos o cartaz é produzido e ilustrado conforme o tema da jornada, a fim de traduzir a mensagem a ser vivenciada. A imagem mostra os mascotes em seguimento a Jesus, símbolo da mensagem de amor incondicional, enquanto estão em missão, representado pelo caminho nas cores missionárias. O fato de estarem em movimento e cada um com uma ação missionária (louvor, doação, oração, missão) faz relação ao lema, pois estão vendo as ações de Jesus e ouvindo sua mensagem de amor, ao mesmo tempo que anunciam esse amor em cada atitude. O cartaz também mostra que o caminho passa tanto pela realidade das grandes cidades, representada ao fundo, quanto pela periferia, representada pelas casinhas ao lado, mostrando que a missão não tem fronteiras.


Como celebrar a Jornada Nacional da IAM
Celebrar esta Jornada é um convite a fazer ressoar no mundo inteiro o que vimos e ouvimos da mensagem anunciada por Jesus e seus discípulos-missionários e traduzir em atitudes concretas os gestos de amor que aprendemos através do anúncio da sua Palavra. É colocar em prática, aquilo que o nosso Papa Francisco nos pede como cristãos: “A Igreja ‘em saída’ é a comunidade de discípulos missionários que “primeireiam”, que se envolvem, que acompanham, que frutificam e festejam…tomam iniciativa! (cf. EG nº 24) “…todos somos chamados a esta nova ‘saída’ missionária”. (cf. EG nº 20) Que vai ao encontro do próximo, sem distinção, sem fronteiras, consciente do chamado que assumiu: “Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos…ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado”. (cf. Mt 28,19-20).

Eis, o nosso compromisso de crianças, adolescentes e assessores missionários da IAM nesta 9ª Jornada Nacional: tornar Jesus ‘o Amor’, conhecido e amado, com o nosso testemunho, indo ao encontro, acolhendo a todos, restaurando vidas, confortando corações, levando alegria, pois o amor autêntico é capaz de ver além das aparências e nos faz contemplar no outro o que ele tem de mais belo, a semelhança de um Deus encarnado no meio de nós, presente em tantos irmãos, alguns invisíveis na sociedade. Um Deus que nos faz compreender o verdadeiro sentido do amor-doação, que se dá sem reservas e sem pretensões.

E vamos lá missionários, aproveitar essa jornada e vivificar o nosso ardor missionário e amor pela obra que completa neste ano 178 anos de existência. E a celebração deste ano se dará no dia 30 de maio. A celebração da Jornada é permanente na agenda anual da IAM no Brasil, Ela acontece no último domingo do mês de maio (exceto se for domingo de Pentecostes).

Preparação
Como todo evento exige uma preparação e toda festa deve ser bem organizada. Para esse ano, contamos com a sua participação efetiva nas atividades a serem realizadas. Teremos diversas atividades interativas: desafios usando as hashtags #JornadaIAM e #EuSouIAM no Tik Tok, e redes sociais que utilizam. Teremos também Lives, encontros e um calendário com propostas de vivência diária, sempre lembrando do nosso compromisso com a Obra, bem como, momentos de oração em família e testemunhos de missionários. Tudo isso em preparação ao dia da nossa Consagração. E vamos lá, porque testemunhar o amor, é nossa missão!

Sugestão de roteiros de encontros e Momentos de oração
Todos os anos a secretaria nacional oferece uma proposta de roteiro de encontros para a preparação da jornada onde se procura aprofundar o tema da mesma. É importante que os grupos possam viver bem esse momento, são sempre sugestões que precisam ser preparadas e adaptadas conforme a realidade local. Aqui vale lembrar, o protagonismo das nossas crianças e adolescentes. Para que façam desses momentos, uma oportunidade de crescimento espiritual, aprofundando o tema dentro das áreas integradas.

Como se dará a Jornada este ano? Lembramos que ainda estamos em meio a uma pandemia, e inspira cuidados, esses orientados pelas autoridades sanitárias, dos estados e municípios, portanto, pode acontecer de diferentes âmbitos: comunitário, paroquial, diocesano, desde que, tomem os devidos cuidados e sigam as orientações da sua Igreja local.

Missa pela Rede Vida e redes sociais
Conforme a programação, teremos a Missa comemorativa e Consagração no dia 30 de maio, às 11 horas, transmitida pela Rede Vida de Televisão. Onde todos os missionários da Obra, são convidados a preparar um lugar em sua casa e celebrarmos juntos em comunhão com todos os grupos do nosso Brasil. E juntos nesta 9ª Jornada Nacional, possamos testemunhar o amor!

De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!

Postar um comentário

0 Comentários