Celebração do Dia da Infância e Adolescência Missionária em Malawi, África


O Dia Mundial da Infância e Adolescência Missionária é celebrado em muitas partes do mundo na festa da Epifania. Há muitas lições extraídas do dia da Epifania do Senhor: o menino Jesus, embora bebê em estado vulnerável, se revela ao mundo como luz e fonte de salvação. Nossas crianças, embora jovens, são também agentes de evangelização e devem ser respeitadas, receber a dignidade que merecem, ter permissão para servir a Igreja e ser testemunhas do Evangelho até os confins do mundo.

A Paróquia de São Michael-Bangwe, da Arquidiocese de Blantyre, foi a escolhida para sediar a celebração da missão das crianças no Malawi, no continente africano. A celebração, realizada no dia 02 de janeiro, teve como tema “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1, 8).


Neste dia, as crianças de Bangwe e de todas as comunidades católicas tiveram um papel ativo na liturgia: cantando, lendo a Palavra de Deus, conduzindo a dança litúrgica, fazendo procissão de ofertório. Após a missa, as crianças tiveram a oportunidade de expressar o que aprenderam na Igreja e ensinar outras crianças e adultos por meio de canções, poemas, encenações e danças; os participantes também tiveram a oportunidade de conversarem e discutirem assuntos que as afetam como membros da Igreja e da sociedade.

As reflexões do tema reforçaram o carisma próprio da Infância e Adolescência Missionária, sustados:
- Pela oração: A oração é a atividade missionária mais importante ou a primeira ação pastoral que ajuda na conversão das almas a Cristo e na transformação do mundo.
- Através dos gestos de solidariedade: serviços diários em casa, na escola, na Igreja e para com outras pessoas, especialmente os pobres, os necessitados, os doentes, os abandonados e outras crianças. Como amigos de Jesus, as crianças adoram fazer fé-ação e servir com paixão.
- Através de contribuições ou oferta de dinheiro: quando as crianças são ensinadas a oferecer e contribuir com dinheiro ou apoio material para uma determinada causa, elas respondem e o fazem com alegria e preocupação com o necessitado. Vale lembrar que hoje a Igreja Católica na África (Malawi em particular), Ásia e outros territórios de missão, tem escolas primárias, hospitais infantis e muitos orfanatos construídos e apoiados por meio de ofertas e coletas de crianças da IAM.




Postar um comentário

0 Comentários