Crianças e adolescentes missionários, mensageiros do Santo Padre para a Igreja de Cristo


Uma das três palavras-chave propostas pelo Papa Francisco para formar uma Igreja sinodal é missão, juntamente com comunhão e participação. Estas palavras, que se entrelaçam numa perfeita colaboração, nos ajuda a regressar à força vital das primeiras comunidades cristãs: comunhão e participação impregnada de missão.

Partindo desta premissa e desejando apoiar a iniciativa do Papa Francisco, as Pontifícias Obras Missionárias da Romênia, organizou dois ciclos de formação missionária para crianças e adolescentes durante as férias de inverno, dando-lhes um caráter sinodal. A primeira série aconteceu de 27 a 30 de dezembro no mosteiro franciscano de Pârâul Rece, com a presença de 51 adolescentes de todo o país.

No primeiro dia de formação, o padre Eugen Blaj, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias, falou aos adolescentes sobre a sinodalidade da Igreja, a partir da Atos dos Apóstolos. Após a sessão, os adolescentes assistiram à Santa Missa e à tarde fizeram uma “sessão ao ar livre”, durante a qual construíram um boneco de neve e competiram numa luta de bolas de neve no pátio do mosteiro. À noite foi organizada uma Noite Natalina, durante o qual os presentes cantaram canções tradicionais e trocaram os presentes dos "anjos".


No segundo dia, sob a orientação de Matilda Andrici, as sessões tiveram um caráter missionário, as discussões giraram em torno da atividade Advento/Natal. A tarde, foi realizada uma oficina em grupo, onde os adolescentes foram convidados a destacar as formas como conseguiram abrir mão de alguns aspectos de sua vida que os impedem de se aproximar de Jesus, ao mesmo tempo em que foram convidados a preparar um presente e uma mensagem especial para Jesus.

O segundo ciclo de formação missionária, aconteceu entre os dias 03 a 06 de janeiro e contou com a participação de 24 crianças missionárias, com idades entre os 6 e 10 anos. Desta vez, todo o grupo foi acolhido na paróquia "Assunta", do Predeal. Embora o encontro das crianças tivesse o mesmo tema dos adolescentes - sobre sinodalidade - as diferentes idades foram levadas em consideração, oferecendo-lhes atividades mais dinâmicas. As crianças, algumas das quais deixaram suas famílias pela primeira vez, participaram com entusiasmo das dinâmicas e formações. Além disso, eles tiveram momentos de descontração no tobogã, aproveitando a neve e os raios de sol, enquanto a cozinheira Cecília os esperava com donuts e tortas de maçã.


Houve também o tão esperado momento da partilha dos dons dos anjos pelas crianças, mas também o espetáculo dos Reis Magos, na véspera da Epifania, quando as crianças prepararam esquetes para celebrar o Dia Mundial da Pontifícia Infância Missionária . Nesta ocasião os jovens missionários renovaram sua consagração, sete dos quais o apresentaram pela primeira vez durante a Santa Missa concelebrada pelo Pe. Eugenio e Dom Alois Arcana, o pároco da comunidade de Predeal.

Após esses dias de formação, as crianças e adolescentes voltaram para casa renovados pelo Espírito Santo, prontos para contagiar outras crianças e adolescentes de suas comunidades com o amor de Jesus.




Postar um comentário

0 Comentários