De férias com a Garotada Missionária


De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos! 
Estamos de férias e não há programa melhor para este período do que brincar. As crianças, espalhadas por todo o mundo, tem características e culturas diferentes, mas em uma coisa são semelhantes que é a capacidade de brincar.

Selecionamos uma brincadeira de cada continente para você juntar os irmãos, primos, amigos, vizinhos e toda a Garotada Missionária e se divertir. Confira:

Ásia - Japão - Jô-quem-pô!
Como brincar: Essa brincadeira já ficou conhecida no Brasil com “Pedra, papel e tesoura”. O movimento do jogo é o mesmo do par ou ímpar, mas a diferença é que as crianças devem fazer movimento de pedra (mão fechada), tesoura (dedo indicador e médio como uma tesoura) e papel (mão aberta). As crianças dizem jô-quem-pô! E mostram suas mãos com a forma que escolherem. Para saber quem venceu, lembre-se dos códigos: o papel enrola a pedra, a pedra quebra a tesoura e a tesoura corta o papel.

Europa - Alemanha - Esconde-esconde ao contrário
Como brincar: Apenas uma criança irá se esconder e todas as outras irão procurar. Quem encontrar a criança se une a ela na próxima rodada e ficará junto com ela no esconderijo, enquanto os outros a procuram. E assim vai até que sobre apenas uma criança para procurar as demais, essa criança será a próxima a se esconder e, dessa maneira, o jogo recomeça.

Oceania - Austrália - "Que horas são, Seu Lobo?"
Como brincar: Uma criança será o lobo e ficará de costas para as outras, afastado cerca de 15 metros. As outras crianças começam a perguntar que horas são ao lobo. O número de horas dito pelo lobo é o número de passos que as crianças devem dar em sua direção. Assim, cinco horas são cinco passos, oito horas são oito passos. Quando as crianças estiverem bem perto do lobo, ele se vira e diz: “Hora do jantar!” e tenta pegar as outras crianças. Quem for pego será o próximo lobo.

África – Egito- O silêncio é de ouro
Como brincar: Organize os participantes em círculo, escolha um para ser o faraó. O faraó anda no circulo e faz um gesto engraçado ou toca bem de leve alguma das crianças sentadas. Se esta não fizer nenhum barulho ele deve passar para a próxima criança a esquerda desta e prosseguir com o mesmo gesto ou toque até passar por todas as crianças da roda. Se alguma criança fizer algum barulho enquanto o faraó estiver fazendo os gestos esta assumirá o lugar do Faraó.

América - Brasil - Jogo da serpente
Como brincar: Um participante será a serpente que procura os pedaços do seu rabo. Ela sai pela sala cantando a música abaixo e chama uma criança de cada vez para formar seu rabo. A criança deve passar por baixo de suas pernas e formar a fila do rabo da serpente. A brincadeira termina quando todas as crianças tiverem sido chamadas.

Letra da música: "Esta é a história da serpente, que desceu do morro para procurar um pedacinho do seu rabo. Você também é um pedaço desse rabão.”

A MISSÃO NÃO TIRA FÉRIAS
O missionário, mesmo estando de férias, reza, agradece a Deus pelos momentos que está desfrutando com a família, parentes e amigos. Ele não deixa de férias a oração. Por isso nós da IAM não podemos deixar de lado a nossa oração, pois ela é o nosso meio para nos comunicarmos com Deus e isto é muito importante. Você já agradeceu à Deus por este momento de férias?

Vamos rezar juntos:

Agradeço, Senhor, pelo tempo de férias, pelo descanso e por tudo que já aprendi até agora e que ainda vou aprender durante o ano.
Peço que o senhor nos conduza neste tempo de lazer para que ele não seja apenas um tempo para descansar, para diversão.
Mas também um tempo em que possamos nos dedicar mais ao Senhor.
Peço que este seja um tempo também de aprendizado e de descobertas, que o senhor esteja em tudo e em todos e abençoe as férias de cada um de meus amigos, de meus professores, catequistas e assessores.
Obrigado, Senhor.


QUER MAIS?
Confira esta lista com sugestão de brincadeiras e atividades para você aproveitar suas férias e brincar sozinho ou com a turma:

Jogos de Tabuleiro

Jogos Online

Desenhos para colorir:

Mais brincadeiras:

Encontros:

Postar um comentário

0 Comentários