No dia 18 de maio, celebramos em todo o Brasil a Campanha Faça Bonito, um chamado à sociedade para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Essa data é um marco de conscientização e mobilização, e tem tudo a ver com o carisma da Infância e Adolescência Missionária (IAM), que tem como missão ajudar outras crianças e adolescentes, especialmente os que mais sofrem.
A origem da campanha
A Campanha Faça Bonito foi criada para lembrar o caso da menina Araceli Crespo, de apenas 8 anos, que foi cruelmente assassinada em 1973 no Espírito Santo. O crime chocou o país e, infelizmente, até hoje muitos casos semelhantes acontecem. Para não deixar essa realidade passar em silêncio, o dia 18 de maio se tornou Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e a campanha foi lançada em 2000 com o símbolo da flor amarela, que representa a delicadeza da infância e a necessidade de cuidado e proteção.
O que a IAM tem a ver com isso?
A Infância e Adolescência Missionária nasceu com o desejo de que "criança evangelize e ajude outra criança", e isso também inclui defender e proteger a vida das crianças e adolescentes em todas as partes do mundo. Quando falamos de missão, falamos de amor, cuidado, justiça e denúncia do mal. Por isso, a IAM é chamada a fazer bonito, lutando contra toda forma de violência e sendo sinal de esperança onde há dor.
Como podemos proteger as crianças?
Mesmo sendo pequenos, podemos fazer muito! Veja algumas formas de viver a missão e proteger nossos irmãos e irmãs:
📢 Falar sobre o assunto com coragem e respeito, ajudando outras crianças a entender que ninguém tem o direito de tocar ou machucar o corpo delas.
🧡 Estar atentos aos sinais de tristeza, medo ou silêncio de colegas e amigos, e procurar ajuda de um adulto de confiança ou de um responsável da escola, igreja ou comunidade.
🙏 Rezar pelas crianças que sofrem, pedindo a Jesus e a Maria que cuidem delas com amor.
🎨 Participar de ações da Campanha Faça Bonito na escola, na paróquia ou no grupo da IAM, com cartazes, desenhos, apresentações e rodas de conversa.
📞 Saber e divulgar o Disque 100, canal do governo onde qualquer pessoa pode denunciar casos de violência contra crianças e adolescentes, de forma anônima e segura.
Ser missionário é também defender a vida
A IAM nos ensina que a missão começa aqui e agora, com gestos de amor, cuidado e justiça. Celebrar o 18 de maio com consciência é viver o evangelho de Jesus que disse: "Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o Reino de Deus" (Mc 10,14).
Neste mês de maio, mês das mães e de Maria, sejamos como ela: cuidadosos, atentos e prontos para proteger a vida! Que cada criança missionária seja uma flor amarela no jardim do mundo, lembrando a todos que é preciso fazer bonito todos os dias!
0 Comentários