É uma cena que se repete todos os dias: um número indefinido de crianças hondurenhas desacompanhadas, masculino e feminino, tentam emigrar para os Estados Unidos, passando pela Guatemala e México. "É uma situação que não foi avaliada na justa perspectiva, e, entretanto, em Honduras, na fronteira com a Guatemala, em particular na área de El Corinto, as cenas são pungentes", relata o jornal católico Fides de Honduras em seu serviço sobre esse tema, enviado à Agência Fides.
Os jornal Fides aprofundou esta dramática situação, publicando testemunhos de pais que vão até a fronteira para resgatar seu filho que retorna, de agentes pastorais que descrevem situações inimagináveis, de voluntários do Instituto Hondurenho para a Infância e a Família (IHNFA) que trabalham junto com a Pastoral da Mobilidade Humana da Igreja Católica em Honduras neste âmbito.
O Diretor da Casa Aliança, Manuel Capellín, disse que pelo menos 10 por cento dos imigrantes que tentam alcançar o "sonho americano" é formado por menores hondurenhos, mas quatro a cada dez deles são repatriados todos os dias do México. "Essas crianças são vítimas de tudo o que tem a ver com o tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual e de adoção sem controles, sem mencionar outros crimes", sublinhou Capellín.
FONTE: Agência Fides - 18/09/2012)
0 Comentários