A Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro) realizou mais um Encontro de Aprofundamento para Assessores. A formação reuniu, nos dias 4 a 6 de agosto, na Casa de Retiro do Atalaia, em Niterói (RJ), cerca de 30 assessores da IAM de das arquidioceses de Niterói e do Rio de Janeiro, das dioceses de Duque de Caxias, Itaguaí, Nova Iguaçu e Petrópolis.
Para a reflexão sobre os coiam 1nteúdos, os assessores contaram com a presença da secretária nacional da IAM, Irmã Patrícia Souza, de Brasília (DF). A religiosa iniciou a formação com uma dinâmica que enfatizava a importância de estarmos unidos na missão que o Senhor nos confiou. Em seguida, apresentou o primeiro capítulo do Texto-base do 4º Congresso Missionário Nacional com o tema “A alegria do Evangelho”.
“A alegria dos discípulos missionários tem a sua motivação mais profunda no encontro com Cristo ressuscitado. Hoje mais do que nunca, a Igreja é chamada a sair para anunciar essa alegria do Evangelho a todos. O objetivo de toda evangelização e missão da Igreja é gerar o encontro entre o Ressuscitado e o ser humano para que n’Ele os povos tenham vida”, destacou Irmã Patrícia.
Os participantes leram também, o texto “O grupo”. Na sequência houve partilha e aprofundamento do capítulo VI, do Documento de Aparecida, sobre “o caminho de formação dos discípulos missionários. Cada grupo apresentou o item que acreditavam ser o primeiro, na formação do missionário.
A missa celebrada no sábado à noite, presidida pelo padre William César, assessor eclesiástico da IAM, na arquidiocese de Niterói, e concelebrada pelo diácono Sérgio, da diocese de Petrópolis foi um momento de ação de graças e encontro com Jesus. Padre William sublinhou a importância de “renovar diariamente nosso sim na missão e a exemplo de Cristo, subir ao monte e nos transfigurarmos, sabendo que isso requer renúncia e um coração aberto ao agir de Deus”.
A programação incluiu uma viagem pela Oceania, em um momento cultural coordenado pela arquidiocese de Niterói. No ano em que a IAM volta suas atenções para o Continente azul, foram evidenciadas algumas de suas características e curiosidades, por meio de pratos típicos e apresentações de vídeos.
A última formação do encontro veio por meio da leitura e explanação do artigo da Irmã Patrícia “uma Obra universal”, publicado no SIM n. 2 – 2017, no qual a autora propõe a revisão da caminhada dos assessores e dos grupos de IAM. “Ser cristão é ser necessariamente missionário. Ou seja, por vocação, todos nós cristãos devemos cooperar com a missão universal”, recorda um trecho do artigo. Por isso, “a criança e o adolescente missionário aprendem de Jesus a serem bons discípulos. Passam então a viver como Ele, o enviado do Pai e o primeiro missionário, e fazem novos seguidores de Jesus, como Ele ordenou: ‘Ide, fazei discípulos!’”
O lema que orienta e conduz a IAM é “criança e adolescente ajudando e evangelizando criança e adolescente”. Desse modo, os protagonistas da Obra são as próprias crianças e adolescente.
Na celebração do envio, os assessores renovaram seus “sim” comprometendo-se a manter vivo o lema da IAM.
com informações da IAM, Leste 1 da CNBB.
0 Comentários