Vem, Senhor Jesus!


Para dinamizar a acolhida ao Príncipe da Paz, propomos aos grupos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) uma preparação para o Natal do Menino Deus. Vale lembrar que a mesma pode se estender até a festa da Epifania do Senhor.

A primeira sugestão é dos Cantores da Estrela. Tradição na Alemanha desde 1959, as crianças saem vestidas como as personagens bíblicas do Natal: Maria, José, magos, anjos, uma criança vestida de estrela e também uma imagem do Menino Jesus; batendo de porta em porta e levando a bênção de Deus, dizendo: "O Menino Deus abençoe esta casa!". Confira a celebração dos Cantores da Estrela, clicando aqui.

Outra sugestão é da Folia de Natal, experiência que teve início a quase 20 anos pela Infância e Adolescência Missionária da Diocese de São João da Boa Vista, em São Paulo. As crianças e adolescentes saem às ruas, com instrumentos, cantando e anunciando o nascimento de Jesus. Veja o roteiro da folia, aqui.

Ainda, as crianças e adolescentes missionários são convidados à realizar a Novena Missionária de Natal. O texto foi publicada pelo Secretariado Geral da Infância Missionária, em Roma, adaptado pela IAM da Bolívia e traduzida pelas Pontifícias Obras Missionárias do Brasil. O roteiro com os nove encontros, está disponível no blog da Garotada Missionária.

Outra atividade interessante para fazer com as crianças da Infância e Adolescência Missionária e suas famílias é contar e, até mesmo, representar a estória do "Quarto Rei Mago". A lenda conta que um quarto Rei Mago chegou até o presépio do menino Jesus, mas de mãos vazias, porque na sua viagem soube tornar-se próximo das pessoas necessitadas; na verdade já tinha encontrado Jesus em seu caminho. Você pode conferir a estória, aqui.

Ainda, para que as famílias e as crianças e adolescentes possam refletir esse significado de forma atrativa e didática, o portal do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, disponibilizou um presépio de Natal para crianças, onde cada um pode imprimir, recortar e montar em casa. É possível fazer o download colorido, em preto e branco para colorir em família ou nos encontros da Infância e Adolescência Missionária e um molde com as marcações. Você também pode conferir a história do presépio e como alguns países representam o nascimento de Jesus, clicando aqui.

Todas as iniciativas são uma bela forma de celebrar, missionariamente, o nascimento do Divino Menino Jesus. Sugerimos que as celebrações sejam realizadas nas casas de crianças afastadas da comunidade, de pessoas doentes ou dos próprios membros da IAM. Ainda, que nos encontros seja realizada a coleta das ofertas para as crianças e adolescentes que sofrem em todo o mundo.

Se seu grupo realizar alguma dessas iniciativas, nos envie fotos e um pequeno texto relatando a experiência para o e-mail garotadamissionaria@yahoo.com.br, para que possamos partilhar com outros grupos da IAM no blog e na página do Facebook da Garotada Missionária.

De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!



Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá! Faço parte da IAM de Rio Azul Paraná tenho 8 anos e amo ser uma pequena missionária em Cristo. Gosto muito do meu grupo tendo como coordenadora Lucimara.

    ResponderExcluir