A Infância e Adolescência Missionária da Diocese de Santos promoveu neste final de semana, 30 e 31 de março, na cidade de Guarujá (SP), seu primeiro ELMI - Encontro de Líderes Missionários Infantis. Além da presença de crianças, adolescentes e assessores da diocese, o encontro contou com membros da IAM da Diocese de São Miguel Paulista, de São Paulo (SP), que apresentaram as temáticas formativas.
O sábado foi reservado ao estudo da história, carisma e metodologia da Obra. Após ser feito um diagnóstico da realidade dos grupos de IAM nas paróquias e comunidades, Mateus Carvalho, de 09 anos, apresentou a história da Infância e Adolescência Missionária, lembrando desde as cartas recebidas pelo fundador, Dom Carlos Forbin Janson, até atualidade - os países onde está presente e o trabalho que desenvolve junto à outras crianças no grupo implantado a cinco anos na Paróquia de São Francisco de Assis dos Pequeninos, na Diocese de São Miguel Paulista.
Rodrigo Piatezzi, que também é assessor na Diocese de São Miguel Paulista e responsável pelo blog da Garotada Missionária, trabalhou o carisma da Obra, recordando o compromisso assumido pelos membros da IAM desde sua fundação: o sacrifício financeiro, a oração pelas crianças e a solidariedade com as crianças e adolescentes de todos os continentes; de forma dinâmica, também apresentou a metodologia dos encontros semanais. Ao final de cada temática, era realizada uma atividade de reflexão em grupos.
Luiz Filipe da Silva, de 11 anos, e sua irmã Maria Ester, de oito, a dois anos são membros da IAM na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Diocese de Santos, e pela primeira vez participam de um encontro de formação. "Eu gostei das atividades, dinâmicas e, principalmente, das amizades que fiz. No próximo encontro do meu grupo, vou falar para visitarmos mais vezes o asilo e vou partilhar com eles a metodologia da Infância e Adolescência Missionária.", partilhou Luiz. Já Maria Ester destacou a oração do Terço Missionário e a missa.
Os momentos de espiritualidade foram marcantes ao longo dos dois dias, como também destacou Heitor Serafim, de 10 anos, da IAM da Paróquia Santa Rosa de Lima: "O que mais gostei do encontro foi que saímos da casa e fomos até a praia rezando. As pessoas paravam nas ruas e rezavam com a gente.", destacou.
No sábado a noite, foi realizada a oração do Terço Missionário, concluída com um momento de meditação. Já no domingo, o encontro iniciou com a Via-Sacra das Crianças, que foi realizada pelas ruas e concluída na orla da Praia da Enseada; após o momento de oração, os participantes tiveram um tempo livre para aproveitar a praia. O encontro foi concluído com a celebração da Santa Missa.
Rita Freire, coordenadora da Obra na Diocese de Santos, destacou a importância do encontro na formação dos líderes missionários: "Com muita alegria, realizamos neste final de semana o primeiro ELMI da Diocese de Santos. A colaboração da equipe da Diocese de São Miguel Paulista foi muito importante não só para as crianças e adolescentes, mas também para os assessores que acabaram participando das formações e entenderam melhor como ajudar a colocar em prática o protagonismo dos pequenos missionários nos grupos de IAM.", avaliou a coordenadora.
O ELMI contou com a presença de cerca de trinta crianças e adolescentes, representantes de quatro paróquias da Diocese de Santos e de uma paróquia da Diocese de São Miguel Paulista.
6 Comentários
Deus seja louvado, e que está semente gere muitoa frutos!
ResponderExcluirEu como assessora participei dessa formação e realmente foram momentos de espiritualidade muito engrandecedor , tanto os adultos como as crianças saíram de lá com mais amor no coração por essa obra de Deus e amais ardor missionário .
ResponderExcluirFoi maravilhoso e muito produtivo o encontro fui lá apenas para ajudar nas tarefas domésticas mais sai lá com o espírito preenchido de amor por essa obra missionária com o carisma do Rodrigo que conseguiu alcançar o objetivo que foi as crianças sair de lá com mais ardor missionários meu nome é Maria Vaz
ResponderExcluirAqui em São Vicente tem alguma paróquia onde tem a infainfâ missionária?
ResponderExcluirFoi maravilhoso, só agradecer pruprimeirame a Deus em sefuise ao Rodrigo e todos que colaboraram para a realização desses encontro.
ResponderExcluirEu participei deste encontro e achei muito bom, as crianças aprenderam que e importante esse trabalho missionario ajuda elas a viverem melhor, o carisma da iam, que é a solidariedade oracao e sacrifício deus abençoe a todos nós Rodrigo um abraço p vc e sua família obrigada por tudo
ResponderExcluir