A Infância e Adolescência Missionária do Regional Sul 1 da CNBB, que compreende o Estado de São Paulo, realizou no último sábado, 24 de outubro, seu primeiro Encontro Estadual online, sendo coordenado pela equipe estadual e equipes de trabalho formadas pelas próprias crianças e adolescentes, que conduziram as atividades propostas em oficinas, no decorrer do encontro. A atividade, realizada das 14h30 às 17hs pela plataforma Google Meet, teve uma participação de 140 pessoas, evidenciando que as crianças e adolescentes responderam o chamado desta proposta de animação missionária.
A iniciativa do encontro surgiu em uma reunião da coordenação estadual da Obra com os coordenadores diocesanos, que foi amadurecendo a ideia e formulando o que fazer e como fazer, ou seja, pensando em um encontro neste formato, tendo em vista que diante da pandemia os encontros presencias estão suspensos. Diante desta iniciativa foi percorrido o caminho do semear, cultivar e colher.
O objetivo do encontro foi motivar e animar as crianças e adolescentes missionários, criando possibilidades de trocas e sendo uma forma diferente de reunir toda a IAM do Regional, através de um encontro virtual, proporcionando momento de oração, interatividade, brincadeira e conhecimento desta Obra Pontifícia, destacando que mesmo diante deste período em que estamos vivendo frente a pandemia do Covid-19, recordamos que a missão não para, ela esta em constante movimento e este encontro online foi o recurso utilizado para que todos pudessem se encontrar.
O encontro foi preparado por uma equipe que se formou junto a equipe estadual e vinha planejando este encontro desde agosto. As próprias crianças e adolescentes que conduziram as atividades propostas para o dia, sendo que realizaram trabalho de dinâmicas, música, quiz e abordagem sobre a temática do encontro que foi em consonância com a 8ª Jornada Nacional: "IAM testemunhando a vida em missão".
As crianças e adolescentes que participaram deste encontro pontuaram que foi muito positiva a experiência: “Foi uma experiência muito legal, vários jogos e dinâmicas sobre a IAM e coisas que eu nem imaginaria que dava para fazer dentro de casa. Me diverti muito e aprendi também”, partilha Leticia, membro da IAM da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, de Indaiatuba (SP). Alguns manifestaram que estavam ansiosos, apreensivos, pois não sabiam com iria ser, mas no decorrer do encontro foram se enturmando e gostaram muito.
A metodologia adotada para o encontro foi no primeiro momento de todos os participantes estarem juntos numa sala virtual, e posteriormente foram divididos e criadas outras quatro salas que levavam os nomes dos continentes: Europa, África, Oceania e Ásia contando com um moderador, sendo um assessor para ajudar na organização desta sala para realização das atividades propostas. As equipes de trabalhos formada pelas crianças e adolescentes foram passando a cada 20 minutos em uma sala, fazendo um rodízio, ou seja, rodaram em todas as salas, onde todos participantes do encontro puderam participar de todas as oficinas propostas. Terminando a atividade, foi proposto para que todos retornassem na sala inicial, onde iniciamos o encontro para realização do encerramento.
A coordenadora Estadual da IAM, Maria das Graças Mendes, agradeceu a todos os envolvidos neste trabalho destacando a importância e o papel de cada um pois ouviram o chamado e destacou o trabalho dos coordenadores diocesanos que motivaram os grupos de suas dioceses a participarem deste encontro.
0 Comentários