Com o início da Quaresma, desde 1964, as reflexões da Campanha da Fraternidade. Nesse tempo litúrgico forte de oração, jejum e caridade que é a Quaresma, somos convidados a sermos mais fraternos para que, assim, possamos realizar o que o próprio Deus nos pediu: o amor aos irmãos.
Com esse propósito, mais de 55 temas foram trabalhados em diversas paróquias do nosso país e são sempre promovidos pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e, a cada cinco anos, é promovida de forma ecumênica, em conjunto com outras denominações cristãs.
Por isso, nesse ano o tema é "Fraternidade e diálogo: compromisso de amor" e o lema é "Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade"(Ef 2,14). Para que nós possamos bem viver esse tema, bora seguir algumas dicas?
1- Tenha objetivos maiores
Na época da graduação, eu participava de um grupo católico dentro da universidade. Nela havia também um grupo protestante. Um dia, resolvemos nos juntar e doar mantimentos para os moradores de rua. A experiência foi incrível e nos colocou diante de objetivos maiores: o Reino dos Céus!
Ecumenismo não é negar o Cristo, Nossa Senhora e outras crenças da nossa fé, mas conversar com pessoas que podem até acreditar em algo diferente de nós, mas com quem conseguimos respeitar sem impor nada, apenas com a força da oração e do diálogo.
Somos chamados a amar os irmãos como nós somos amados. A simplicidade e humildade possibilitam com que esse encontro de corações seja ainda mais forte. Com a simplicidade, vemos a Deus como Ele é - o Amor - e enxergamos nosso irmãos com fraternidade.
"Nisto conhecemos o amor: ele deu sua vida por nós. E nós também devemos dar nossa vida pelos irmãos." (1Jo 3,12)
FONTE: Jovens de Maria
0 Comentários