Missa na Catedral Metropolitana de Manaus celebra a abertura do Mês Missionário


“Jesus Cristo é Missão”, esse é o tema do mês missionário 2021 que teve sua abertura oficial na celebração eucarística presidida pelo Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, na Catedral Metropolitana de Manaus na manhã do dia 03 de outubro, com transmissão pela Rádio Rio Mar 103,5 e TV Encontro das Águas. Concelebraram Pe. Braz Lourenço, Assessor Arquidiocesano do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI Manaus) e Pe. Hudson Ribeiro, pároco da Catedral. Na celebração, também estiveram presentes representantes dos organismos missionários que fazem parte do COMIDI, como: Juventude Missionária (JM), Infância e Adolescência Missionária (IAM), Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE Labontè); Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPA) e a Rede de Comunicação Missionária (RECOMIS).

De acordo com Pe. Braz, o lema do mês missionário “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos (At 4,20), nos convida a sermos missionários da compaixão e da esperança, principalmente nesses tempos tão necessários de caridade e presença evangelizadora. “A campanha missionária esse ano, que sempre é realizada no mês de outubro, nos coloca nesta atividade em movimento, seguindo aquilo que o Papa Francisco nos pediu de sermos uma Igreja em Saída, por isso todos nós somos convocados a participar das atividades que teremos ao longo desse mês missionário”, disse.


Entre as atividades previstas na programação estavam: 18 a 22/10, jornada missionária na Rádio Rio Mar às 18h; 24/10, carreata missionária com saída prevista para às 16h em frente ao Santuário N. Senhora de Fátima, percorrendo as principais ruas do centro da cidade até o Santuário São José Operário, onde será realizada a celebração pelo Dia Mundial das Missões às 18h; dia 30/10, às 19h30 acontece o II Festival Missionário Arquidiocesano e, dia 31/10, o Ato Missionário Pelas Vítimas do Covid-10. “A novidade esse ano na programação é que as crianças da Infância Missionária escreverão cartinhas para as famílias que perderam entes queridos durante a pandemia e que serão entregues na missa do dia 24”, comentou  Pe. Braz.

De acordo com Dom Leonardo, a Arquidiocese de Manaus é uma igreja 100% missionária e somos muito gratos pelos leigos e leigas, religiosas e religiosos que passaram por aqui e que continuam mostrando a beleza de Jesus que é a nossa missão. “Nós, que vimos e vivemos Jesus, queremos falar e anunciar o Reino de Jesus como caminho da vida de cada um de nós e por isso que neste mês querermos reafirmar o nosso compromisso batismal e sermos discípulos(as) missionários(as) em nossa casa, no trabalho, na comunidade e pedir a Deus a graça de sermos uma igreja cada vez mais missionária e, em tempo de Assembleia Sinodal, desejamos despertar nossa igreja de Manaus o desejo de participar mais ativamente, seja no interior ou nos ribeirinhos, porque todos nós seguimos a Jesus”, disse Dom Leonardo em sua mensagem.

Postar um comentário

0 Comentários