Arquidiocese de Mariana recebe vela celebrativa pelos 180 anos da IAM


Em comunhão com a Pontifícia Obras Missionárias, a Arquidiocese de Mariana (MG) realiza a peregrinação da vela comemorativa dos 180 anos da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Iniciada no dia 19 de agosto, a primeira paróquia a receber o símbolo comemorativo foi a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga.

Cada (Arqui)diocese brasileira, onde a IAM está instalada, recebeu uma vela que peregrinará em todos os grupos durante este ano celebrativo. As velas foram confeccionadas pelas irmãs clarissas do Mosteiro Santa Clara de Deus Trino, em Brasília-DF. Em cada unidade produzida, as religiosas rezaram uma Coroinha das Alegrias de Nossa Senhora pelos grupos da IAM que irão utilizá-las.


Na Arquidiocese de Mariana, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Piranga, foi escolhida para iniciar a peregrinação, uma vez que foi a primeira a implantar a obra da IAM tendo aproximadamente 22 anos de trabalhos ininterruptos.

Na ocasião, as crianças e adolescentes missionários de Piranga participaram da Celebração Eucarística presidida pelo Assessor Arquidiocesano da IAM, Padre Fernando Paulo de Almeida Monteiro, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, para acolher a vela comemorativa.


IAM na Arquidiocese de Mariana
Mesmo durante a pandemia, a IAM permaneceu ativa em algumas cidades da Arquidiocese. Como não era possível realizar os encontros presenciais, foi criado um grupo no WhatsApp com todas as crianças, adolescentes e assessores.

Várias atividades virtuais foram realizadas nesse período, como a reflexão do Evangelho Dominical acompanhada de dinâmicas com sorteios, os encontros mensais, as formações e a Novena de São José durante o ano dedicado ao Pai Adotivo de Jesus, proclamado pelo Papa Francisco em 2020. Uma verdadeira reinvenção missionária.

Atualmente, a Infância e Adolescência Missionária na Arquidiocese de Mariana é coordenada pela leiga Iva Fernandes e assessorada pelo Padre Fernando Paulo de Almeida Monteiro dos Santos, pároco da Paróquia da Santíssima Trindade, em Ponte Nova. Cada região pastoral e paróquia também possui seu coordenador leigo.

Neste momento pós-pandemia, em que a Igreja se organiza para retomar plenamente suas atividades, o empenho de todos os assessores se une aos esforços da coordenação para fazermos com que a brasinha tímida da IAM que ainda resiste possa voltar a ser uma chama viva como a da vela peregrina.

A dedicação das crianças, adolescentes e assessoras da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Piranga, é mais um exemplo vivo de que Deus nos impulsiona a buscarmos diariamente à santidade e de que, com as graças de Deus, veremos, cada vez mais, o brilho da IAM no protagonismo da Missão.

Postar um comentário

0 Comentários