Arquidiocese de Manaus inicia Mês Missionário e convida cristãos a abrirem-se para uma vida comprometida com a missão


“Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” é o tema da Campanha Missionária que a Igreja Católica do Brasil convida os cristãos a viverem neste mês de outubro. Para marcar a abertura desse período foi celebrada uma missa na Catedral Metropolitana de Manaus, no dia 1 de outubro, reunindo representantes de todos os organismos que trabalham na animação missionária em vários segmentos na Arquidiocese de Manaus.

A Irmã Rosanna Marchetti, assessora do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) – Manaus e membro da Coordenação de Pastoral da Arquidiocese de Manaus, afirma que no mês de outubro vive-se um momento bonito de animação missionária em que os cristãos são convidados a viverem a missão que possuem, de acordo com cada realidade, e ir além, tendo os “Corações ardentes e os pés a caminho” (lema do mês missionário). “Neste último domingo, dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, nós fizemos a abertura oficial do mês missionário, da campanha missionária. É um momento bonito da Igreja de Manaus para poder animar missionariamente todas as nossas comunidades, paróquias, áreas missionárias. Foi muito bonito, na celebração, a presença da infância, adolescência, juventude missionária, os COMIPAS, o COMIDI, o COMIRE, todas essas organizações que se preocupam com a animação missionária da nossa arquidiocese”, afirmou Irmã Rosanna.


Ela também destaca a importância de reunir as comunidades para fazer encontros propostos pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e também vivenciando a preparação para o quinto Congresso Missionário Nacional que irá acontecer em Manaus, de 10 a 15 de novembro. 
“Convidamos todos a viverem a campanha missionária, a fazer os encontros da campanha missionária que chegaram de Brasília, preparado pelas POM. Nesse mês missionário haverá o nosso pré-congresso em preparação ao Congresso Missionário Nacional, que irá acontecer aqui na Arquidiocese de Manaus, de 10 a 15 de novembro. Então, todos nós, cristãs e cristãos desta Igreja de Manaus, somos convidados a viver a missão, a ser missão e a defender a vida”, destaca Irmã Rosanna, que também faz parte da coordenação local do Congresso Missionário Nacional.

A celebração foi presidida pelo Monsenhor Zenildo Lima, que durante a homilia falou da importância do comprometimento com a missão que Deus apresenta para a igreja e para os cristãos. Trata-se de um momento de anunciar e de mostrar a experiência de Igreja que é vivenciada em nossa região com todas as suas especificidades. “Quando a igreja realiza a missão, quando a igreja vive a missão, quando a igreja se apresenta como missão, quando a igreja é missão, a igreja não é somente a proclamadora de uma notícia. O anúncio missionário é sempre uma proposta. Nós estamos apresentando uma proposta que compromete a vida das pessoas. A missão não é terceirizada. A missão é da igreja. Neste mês, missionário e no Congresso Missionário Nacional, que a nossa Arquidiocese vai sediar, nós estamos dizendo e fazendo ecoar da igreja local para os confins do mundo, de Manaus para os confins do mundo, da nossa experiência de batizados para todos os homens e para todas as mulheres. A nossa resposta vai se construindo a partir deste nosso comprometimento”, destacou Monsenhor Zenildo Lima.


Ao final da celebração, Monsenhor Zenildo relembrou que os olhos da igreja estarão voltados para o Congresso Missionário Nacional que acontecerá entre os dias 10 e 15 de novembro, no Centro de Convenções do Studio 5, e que ao final, na missa de encerramento programada para às 10h, acontecerá a sua ordenação episcopal, momento em que ele será ordenado bispo e será acolhido oficialmente na missão de bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus.

Postar um comentário

0 Comentários