Coordenação de Catequese divulga Infância e Adolescência Missionária (IAM)


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) celebrou 180 anos de instituição em 2023. No Brasil, são mais de 1.100 grupos em todas as regiões do país. A IAM visa despertar nas crianças e adolescentes a consciência missionária, animando-as a partilhar a fé e os seus bens materiais com as crianças mais necessitadas no mundo. Seu lema “Crianças e adolescentes ajudam e evangelizam crianças e adolescentes”, almeja cooperar com a missão em todos os continentes. 

Na Paróquia São João Batista, em Viçosa (MG), o primeiro setor a se reunir para conhecer a IAM foi o de São Geraldo. O encontro aconteceu na igreja de mesmo nome, na localidade da Piúna, dia 13/10, às 14h40. Ali cerca de 25 pais e catequizandos de três comunidades rurais (São Geraldo, São Pedro e Santo Expedito) estiveram presentes. Integrantes do Grupo de Animação Missionária (GAM) também participaram.

Lucineia Fontes, secretária do CCP São Geraldo, fez uma breve acolhida aos participantes e, em seguida, Jaqueline Maria Ferreira (coordenadora paroquial de catequese), propôs que cada pessoa se apresentasse, dizendo o nome e a comunidade a que pertence. A seguir, iniciou exposição sobre a IAM, dizendo  que é uma organização aprovada e assumida como evangelizadora, a serviço de toda a Igreja.


Apresentou a história dessa obra pontifícia (origem na França), seus objetivos, sua metodologia e o programa de vida da IAM, enfatizando que se trata de um estilo de vida, tipo catequese. Porém, é distinta, no sentido que crianças e adolescentes são protagonistas da ação evangelizadora, uma vez que crianças evangelizam crianças, sem que haja um adulto frequente na atividade. Há apenas o assessor, que acompanha e orienta um ou mais grupos, funcionando como um elo com a coordenação paroquial. 

Após a apresentação, Jaqueline entregou o Folder de divulgação da IAM, que contém história, objetivos, metodologia e programa de vida da Obra a todos os presentes e um kit subsídios para os assessores e material formativo às coordenadoras de CCP (Sheila, Maria e Dorinha). O encontro foi encerrado com Celebração da Palavra.


No dia 14/10, foi a vez do Setor São João Batista, onde houve presença significativa dos pais da catequese da comunidade e das crianças de todas as comunidades do setor, inclusive de coordenadores de comunidades e agentes do Grupo de Animação Missionária (GAM). Novamente, as coordenadoras de catequese e catequistas das comunidades participaram ativamente. Foram mais de 100 pessoas que se reuniram no salão paroquial para dialogar e aprender sobre o tema.

As comunidades que compõem o Setor Nossa Senhora Aparecida se reuniram no dia 16/10,  contando com a participação animada de aproximadamente 60 pessoas. Estiveram presentes as coordenadoras de catequese que atuaram em todo trabalho de divulgação da IAM. Ali foi feita uma exposição detalhada do tema e o encontro foi encerrado com uma partilha organizada pelo coordenador de catequese da comunidade.


A Paróquia São João Batista adquiriu material de divulgação e de formação sobre a IAM que já foram entregues aos coordenadores de comunidade que participaram dos encontros ou às coordenadoras de catequese. Foi pedido às catequistas que orientem o estudo dos materiais e incentivem a formação do grupo para conhecer profundamente essa obra do Papa.

As comunidades que ainda não receberam o material e não participaram da formação são: Comunidade Santa Bárbara, Comunidade São José, Comunidade Nossa Senhora das Graças. Será agendada uma data para atender as três comunidades de uma só vez em um fim de semana.




Postar um comentário

0 Comentários