Lançamento do livro “Crianças e adolescentes, sujeitos da missão” de Ir. Patrícia Souza


É com grande alegria que anunciamos o novo livro “Crianças e Adolescentes, sujeitos da missão”, de autoria de Ir. Patrícia Souza, uma relevante contribuição para o estudo da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O lançamento ocorreu durante o Congresso Nacional da IAM, nos dias 27 a 29 de setembro, em Aparecida (SP).

Ir. Patrícia, natural de Irani, SC, faz parte da Congregação das Irmãs do Divino Salvador – Salvatorianas, onde fez sua consagração em 2007. Com uma formação sólida, incluindo uma licenciatura em Filosofia e uma especialização em Teologia e Pastoral, ela também possui bacharelado e licenciatura em Missiologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde desenvolveu os estudos que fundamentam sua obra.

O livro oferece uma análise profunda da Infância e Adolescência Missionária, explorando sua história e evolução no Brasil e na América Latina. Ir. Patrícia discute a intuição do fundador da Obra, seu desenvolvimento ao longo dos anos e a importância da missão como um espaço de confiança e fé voltado para crianças e adolescentes, apoiado por bases bíblicas e cristológicas.

Este lançamento representa não apenas a conclusão de seus estudos, mas também um convite à reflexão sobre o papel das novas gerações na missão da Igreja. A obra promete ser uma fonte valiosa de inspiração e conhecimento para todos os envolvidos com a pastoral juvenil e missionária.

O livro “Crianças e Adolescentes, sujeitos da missão” está disponível para ser adquirido na loja POM (clique aqui para comprar o seu). 😉


Conversamos com Ir. Patrícia durante o lançamento do livro no Congresso Nacional da Infância e Adolescência Missionária. Confira:

POM: Como tem sentido o lançamento deste livro após um período importante na secretaria nacional da IAM?
Ir. Patrícia: É uma alegria poder encontrar aqui no Congresso Nacional da IAM tantas pessoas queridas, que marcaram a minha vida, e que me ajudaram a ser aquilo que sou hoje. Vir para o Brasil com o livro é realmente uma grande surpresa de Deus na minha vida, porque não imaginava chegar a essa publicação que é fruto de muito estudo e de muita dedicação, especialmente pelo fato de ter aprofundado aquilo que conhecia da Infância e Adolescência Missionária, podendo agora oferecer que as pessoas tenham acesso àquilo que eu tive é um sentimento de muita gratidão.

POM: Fale um pouco sobre o Livro “Crianças e adolescentes, sujeitos da missão”?
Ir. Patrícia: A escolha desse tema é para que todas as crianças e adolescentes se percebam aqui. As que são da IAM estão no livro, mas também aquelas que não são estão convidadas a serem sujeitos da missão. No livro aprofundo a história de Dom Carlos no primeiro capítulo, o início da Obra e o carisma original. No segundo capítulo, a gente trabalha a relação que Jesus Cristo teve com as crianças. E aqui para mim está o centro deste livro, pois o nosso modelo de relação com as crianças é Jesus Cristo. A partir dos Evangelhos Sinóticos temos uma reflexão e depois nos documentos do magistério, pois a Igreja tem uma palavra para a Infância e Adolescência Missionária e é importante termos isso como referência e também como guia na nossa história. No terceiro capítulo, apresentamos o trabalho da IAM no Brasil. A parte que eu mais gosto é ter apresentado a voz de muitas pessoas que ajudaram a responder o questionário, com as vozes de pais e mães, assessores e assessoras, adolescentes e crianças envolvidas na Obra. Esse trabalho não é só acadêmico, não é só de pesquisa histórica, mas também tem a nossa vida envolvida com a IAM.

Postar um comentário

0 Comentários