A Infância e Adolescência Missionária do Regional Sul 2 (Paraná) realizou sua Assembleia nos dias 25, 26 e 27 de julho, na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, na Diocese de Guarapuava.
O encontro reuniu 45 assessores representantes das coordenações diocesanas, contando com a presença do assessor espiritual do Regional Sul 2, Pe. Ivanil Pereira da Silva. Também participaram os assessores diocesanos: Pe. Sidnei de Jesus Izzo Junior (Londrina), Pe. Mauro Cassimiro (Toledo) e Pe. Mateus Kurta (Guarapuava). A assembleia teve como objetivo avaliar o biênio que se encerra, partilhar experiências vividas nas dioceses e planejar, em conjunto, as ações missionárias para o próximo período.
Durante a assembleia, foram eleitas para compor a coordenação regional: Leodina Lobato da Costa (Umuarama), Maristela Gnatrouski (arquidiocese de Curitiba ) e Rittha Agnes C. da Costa (diocese de Cornelio Procopio), que darão continuidade ao serviço de animação da Obra Pontifícia da Infância e Adolescência Missionaria no Paraná.
Leodina Lobato os desafios e as esperanças para o novo período de trabalho: “Os desafios são muitos, mas temos um regional unido, com grandes possibilidades de um bom trabalho. É uma equipe coesa e, na união de cada um, os desafios poderão ser enfrentados conforme forem surgindo. A messe é grande e bem disposta para o serviço. Que o Espírito Santo nos conduza, nos proteja e transborde em nós seus dons, para que possamos atender com amor às necessidades do nosso regional”, afirmou Leodina.
Um dos momentos marcantes foi a exposição em estandes, onde cada diocese apresentou os momentos vivenciados com as crianças e adolescentes da IAM, revelando a riqueza, diversidade e criatividade das ações realizadas ao longo dos últimos anos.
A assembleia contou também com oficinas de formação e escuta, conduzidas pelo secretário nacional da Obra da Infância e Adolescência Missionária, Padre Vagner Francisco Alves, que orientou os trabalhos e acolheu as sugestões de ação missionária para o próximo biênio.
“O que mais me chamou a atenção foi perceber como a IAM tem crescido em todas as dioceses do Paraná, e como o carisma da Obra (oração, sacrifício e solidariedade) tem sido vivido não apenas pelas crianças e adolescentes, mas também pelas famílias, que estão cada vez mais retornando para a Igreja por meio da Obra. Na nossa arquidiocese não é diferente: cada vez mais surgem novos grupos e cresce a procura de paróquias interessadas na implantação da IAM.”, partilhou Bruno Trindade, assessor na Arquidiocese de Londrina.
O evento foi marcado por espírito de comunhão, escuta, unidade e ardor missionário, reafirmando o compromisso com a missão universal e o protagonismo das crianças e adolescentes na construção de uma Igreja em saída.
0 Comentários