Novos santos jovens: testemunhos que inspiram


Neste domingo, 7 de setembro, o Papa Leão XIV proclamou santos dois jovens exemplos de fé e missão: Pier Giorgio Frassati, italiano dos anos 1920 que morreu de poliomielite aos 24 anos, conhecido por sua generosidade com os pobres; e Carlo Acutis, o primeiro santo “millennial”, jovem italiano de 15 anos que morreu de leucemia em 2006, famoso por usar a tecnologia para evangelizar. Os dois novos santos jovens inspiram nossa caminhada como pequenos grandes missionários!

Quem era Pier Giorgio Frassati?
Natural de Turim, nascido em 1901, estudou engenharia e se dedicou intensamente a ajudar os mais necessitados por meio de ações concretas e pessoais. Envolveu-se em grupos como a Juventude Mariana, Sociedade de São Vicente de Paulo e Ação Católica. Foi chamado pelo Papa João Paulo II de “homem das Bem-Aventuranças”. Morreu em 1925, de poliomielite, possivelmente contraída ao cuidar de doentes, e sua canonização foi motivada por uma vida de alegria simples e serviço escondido.

Quem era Carlo Acutis?
Nasceu em Londres em 1991 e cresceu em Milão. Desde cedo demonstrou talento com computadores, aprofundou-se na fé e criou um site para catalogar milagres eucarísticos e aparições aprovadas, como forma de evangelizar. Devoto da Eucaristia, catequista, voluntário em seu paroquia, gostava de videogame, esportes e compartilhava sua fé de forma moderna. É conhecido como “influenciador de Deus”, “patrono da internet” e “primeiro santo millennial”, ele mostra às novas gerações que fé e tecnologia podem caminhar juntas.

Palavras do Papa Leão XIV durante a canonização
Durante a cerimônia, o Papa Leão XIV convidou todos a olhar para esses dois jovens santos: um do século XX e outro do século XXI, “ambos apaixonados por Jesus e prontos para dar tudo por Ele”. 

Ele os apresentou como modelos valiosos para os jovens de hoje, que mostram que a santidade pode ser vivida tanto no serviço aos pobres quanto no uso criativo da tecnologia.
Nas palavras dele: “Não percamos a vida fora do plano de Deus.”

“Todos vocês, todos nós juntos, somos chamados a ser santos”, disse o pontífice à multidão. Para o líder da Igreja Católica, este é “um convite para todos nós, especialmente para os jovens, a não desperdiçar nossas vidas, mas a direcioná-las para o alto e transformá-las em obras-primas", continuou o pontífice.


Como esses exemplos ajudam na caminhada da Infância e Adolescência Missionária?
São Pier Giorgio Frassati nos ensina o serviço humilde e cotidiano, perto dos pobres, com alegria e simplicidade. Lembremos do terceiro compromisso da IAM: 'Repartir seus bens com os que não têm, mesmo à custa de sacrifício.'

Já São Carlo Acutis, nos recorda uma realidade bem próxima de todos nós: que podemos utilizar a tecnologia e nossos dons pessoais para evangelizar, equilibrando fé e interesses modernos.

Motivos de inspiração:
  • Acessibilidade da santidade: São exemplos de que crianças e adolescentes podem viver a santidade agora, com seus talentos e na rotina.
  • Diversidade de caminhos: Uns se tornam santos ajudando diretamente pessoas sofridas; outros, usando habilidades modernas para partilhar o Evangelho.
  • Missão inserida no dia a dia: Escola, esportes, internet, comunidade – tudo pode ser lugar de encontro com Deus.
Com a canonização de São Pier Giorgio Frassati e São Carlo Acutis, a Igreja oferece à Infância e Adolescência Missionária duas bússolas preciosas: a compassiva simplicidade no serviço e a ousada missão criativa entre seus amigos e na internet. Que as crianças e adolescentes possam sentir-se animados por viver a fé em seus diversos ambientes, sabendo que todos podem ser santos, agora, com o que têm e onde estão.

Vamos rezar juntos?
Inspirados nos exemplos de São Carlos Acutis e São Pier Giorgio Frassati, rezemos:
Senhor Jesus,
que fizestes de Pier Giorgio um amigo dos pobres,
e de Carlo um mensageiro da Eucaristia pelo mundo digital,
ensina-nos a amar com nossas mãos e com nossa criatividade.
Dá-nos um coração generoso como o de Pier Giorgio,
e uma mente aberta para amar e servir no tempo em que vivemos, como Carlo.
Que nossas ações cotidianas – na escola, no lar, nas redes sociais –
sejam sinais da Tua presença e do Teu amor.
Por eles, intercedei por nós, para que sejamos missionários alegres e fieis.
Amém.

Postar um comentário

0 Comentários