Nossa Senhora Aparecida: padroeira do Brasil e das crianças e adolescentes


O mês de outubro é muito especial: além de ser o Mês Missionário, é também tempo de celebrarmos grandes santos e santas que inspiram a Igreja. Entre eles, recordamos com carinho, no dia 12 de outubro, a festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

A história da Mãe Aparecida
Em 1717, três pescadores lançaram suas redes no rio Paraíba e, depois de muitas tentativas sem sucesso, encontraram primeiro o corpo e depois a cabeça de uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição. A partir daquele momento, a pesca se tornou abundante. Foi o sinal de que Maria, a mãe de Jesus, se fazia presente no meio do povo simples e sofredor.

Desde então, a devoção cresceu em todo o Brasil, e Nossa Senhora Aparecida se tornou a Mãe protetora de todos os brasileiros, especialmente dos pobres e necessitados.

Maria, missionária com os pequenos grandes missionários
Para a Infância e Adolescência Missionária (IAM), Nossa Senhora Aparecida é exemplo de escuta e prontidão missionária. Assim como ela disse “sim” ao projeto de Deus, também as crianças e adolescentes missionários são convidados a dizer seu “sim” na vida de cada dia: ajudando os colegas, partilhando o que têm, cuidando da natureza e anunciando Jesus com simplicidade.

Maria nos ensina que a missão começa em casa, na escola, na comunidade, e se estende até os confins da terra.

O Dia das Crianças e o direito de viver com dignidade
O dia 12 de outubro é também o Dia das Crianças, um momento para recordar que cada criança e adolescente tem direito à vida, à educação, ao lazer, à fé e a um futuro de esperança. Celebrar Nossa Senhora Aparecida nesta data é lembrar que todas as crianças são amadas por Deus e devem ser cuidadas com carinho e respeito.

A IAM, inspirada em Maria, ajuda meninos e meninas a descobrirem seu valor e sua missão no mundo. Sejamos "de todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!"

Oração à Nossa Senhora Aparecida
"Ó Mãe Aparecida, padroeira do Brasil,
acolhe as crianças e adolescentes missionários em teu colo materno.
Ajuda-nos a viver como discípulos de Jesus,
cheios de alegria, partilha e esperança.
Que nunca nos falte coragem para dizer o nosso ‘sim’,
como tu disseste ao anjo,
e que possamos anunciar a todos o amor de Deus.
Cuida das crianças do mundo inteiro,
especialmente das que mais sofrem,
para que cresçam com dignidade, paz e fé. Amém.”

Postar um comentário

0 Comentários