Nos dias 22, 23 e 24 de maio, em Cachoeiro do Itapemirim acontecerá o 10º Encontro da Infância e Adolescência Missionária - IAM. O encontro reunirá cerca de 180 crianças e adolescentes. Neste ano, a diocese de Cachoeiro é responsável em acolher os grupos. As dioceses que marcarão presença são: Arquidiocese de Vitória, Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus.
O tema do 10º encontro é “IAM: na Missão Continental” e o lema “Ai de mim se não anunciar o evangelho!” (1Cor9,16). A proposta é formar missionários, discípulos de Cristo, anunciando o evangelho na esperança de uma igreja discipulada, viva em espírito, tendo como prioridade reforçar os princípios dos compromisso da IAM, buscando dentro dos cincos continentes: África, América, Ásia, Europa e Oceania, o olhar que Jesus Cristo juntamente com os leigos e missionários - marcos na história da missão sem fronteiras.
As crianças que querem comprometer-se com o espírito da I.A.M - como “crianças evangelizando crianças” - devem celebrar juntamente com outros pequenos missionários a festa que é evangelizar, por isso, há o contato com missionários das demais dioceses. É também uma oportunidade para que os meninos (as) descubram e incluam a dimensão missionária na própria vida, tornando-se discípulos de Jesus Cristo em tempo integral. Isso possibilitará aos novos, o conhecer da obra da I.A.M, atendendo ao chamado, podendo ser missionários nas dioceses à qual pertencem, sempre fazendo presença os Continentes.
A finalidade do estadual é despertar nas crianças do estado do Espírito Santo a alegria de ser discípulo e missionário de Jesus, e torná-lo conhecido, levando-o a todo o mundo.
O congresso gira em torno do projeto missionário da CNBB (doc. 88) e do CELAM que é a missão continental. O contato com outras realidades permite aos pequenos missionários conhecer a si próprio e respeitar um ao outro como verdadeiros irmãos. Na carta de Dom Célio convocando-os para o encontro, ele define o objetivo: ”Fortalecer e renovar o ardor missionário de nossas crianças e fazer com que cresça sua consciência missionária e que possam estar em estado permanente de missão”.
0 Comentários