Anualmente, em 16 de junho celebra-se o African Child Day, ocasião para refletir sobre as condições das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis na África. Dentre as várias iniciativas, assinalam-se as promovidas em paises como Burundi, Ruanda, República Democrática do Congo e Nigéria, e pela Associação de Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI) que, com o empenho cotidiano de colaboradores e parceiros no território, consegue manter vários programas, como o apoio à distância.
Não são realizadas somente festas, mas verdadeiros momentos de encontro e partilha para promover os temas mais sensíveis relativos à infância e à adolescência, envolvendo também famílias e comunidades. Em Bujumbura, no Burundi, no Centro MEO, nascido em 2001 e que nos anos se transformou numa referência importante para 500 crianças, a AVSI organizou para esta ocasião competições com prêmios que envolveram também as famílias, justamente para relevar a importância dos pais no percurso educativo dos filhos. Em colaboração com a Cadhro (ong local especializada no direito e na defesa jurídica dos mais vulneráveis), organizaram momentos de sensibilização sobre os direitos das crianças, com a participação dos pais.
Em Kayanza e Ngozi, realizaram-se encontros com as famílias para refletir sobre as condições das crianças na África. Em Ruanda, nos acampamentos de refugiados que acolhem crianças e famílias congolesas, foram organizadas competições de poesia, teatro, música e desenho. Na República Democrática do Congo, em Kamanyola, no Kivu do Sul, a AVSI contribuiu para o dia organizado pelo Centro Danilo Catarzi com a participação de crianças provenientes também de Ruanda e Burundi, que participaram de atividades recreativas como jogos de futebol, danças típicas e poesias. Na Nigéria, o dia da criança foi celebrado antecipadamente pela AVSI e no âmbito de algumas obras sócio-educativas e de saúde, justamente para ressaltar a importância destes locais como pontos de referência para o desenvolvimento da comunidade.
No âmbito de um projeto que prevê a assistência e o cuidado com crianças órfãs e vulneráveis e a criação de clubes para estimular as crianças a estarem juntas, no dia 26 de maio, na aldeia de Ikorodu, na St. John's Nursery e na Primary School Compund Oreta, houve encontros e manifestações seguindo o tema "Our Children - Aspiring to greatness". O Dia, do qual participaram 176 crianças e 54 parentes, começou com uma oração e um canto e prosseguiu com atividades dedicadas a frisar a importância da educação infantil, encorajando os pais a mandarem seus filhos às escolas. Também foi emocionante a apresentação teatral sobre os direitos das crianças, com os pequenos atores protagonistas. No dia 28 de maio em Idiaraba, Mushin, Ikorodu e Ikate a associação promoveu atividades especiais, para divulgar uma maior consciência sobre os direitos das crianças, através de propostas específicas e recordando a crianças e a seus pais seus princípios fundamentais. A participação foi grande, com 639 crianças e 163 adultos.
FONTE: Agência Fides - 18/06/2011
0 Comentários