Congresso da IAM em Minas Gerais reflete compromisso com o Meio Ambiente.


O 2º Congresso da Infância e Adolescência Missionária (IAM) de Minas Gerais, que aconteceu no fim de semana, dias 14 a 16, teve a presença de 225 pessoas de 12 dioceses. O evento aconteceu no município de João Pinheiro, diocese de Paracatu (MG). Com o tema “IAM e o compromisso com a criação de Deus” e o lema “O mundo está em nossas mãos”, houve três palestras que refletiram sobre o tema do encontro escolhido pelas próprias crianças e adolescentes.


Além das palestras houve as oficinas Reciclar, Reduzir e Reutilizar. Trata-se dos três erres do consumo consciente universal. No fim da tarde do sábado, 15, os participantes rezaram o terço missionário pelas ruas da cidade. “As pessoas que passavam e viam as crianças e adolescentes rezando ficavam admiradas”, testemunhou o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, que participou do encontro.

Ainda no sábado, à noite, houve apresentação de experiências missionárias do Haiti, Moçambique (com padre Camilo) e de vários grupos da IAM. No domingo, por sua vez, aconteceu a celebração missionária com a comunidade na paróquia de Santana, anfitriã do Congresso. Como compromissos do evento, as dioceses assumiram metas para serem realizadas até o próximo Congresso, marcado para 2013, na diocese de Montes Claros.

Foi uma rica experiência da IAM no estado de Minas Gerais, fortalecendo o trabalho existente e despertando o surgimento de novos grupos”, avaliou o secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros, que também participou do encontro.

Já o diretor das POM destacou a iniciativa dos participantes e a esperança no protagonismo da IAM. “Foi uma bela oportunidade de conhecer o trabalho desta Obra no estado de Minas Gerais. Percebi que há uma boa coordenação, articulação e animação da IAM, assim creio que todo este empenho, faz aumentar a esperança no protagonismo das crianças, adolescentes e jovens na ação missionária”, sublinhou.

No fim do Congresso, houve o envio dos participantes e todos receberam uma muda de árvore, para ser plantada e cuidada, como compromisso em defesa da criação de Deus.

FONTE: POM - www.pom.org.br

Postar um comentário

0 Comentários