Pela 54ª vez, nos dias próximos ao 6 de janeiro, os "Cantores da Estrela" (Sternsinger) da Infância Missionária alemã sairão às ruas da Alemanha com seus cantos natalinos. "Batam às portas, insistam por seus direitos" é o tema da Campanha deste ano, que nas dioceses alemãs envolverá cerca de meio milhão de meninos e meninas, que baterão de porta em porta usando as roupas dos Reis Magos, carregando com elas a estrela cometa.
Os Cantores da Estrela apoiam na Nicarágua projetos que ensinam às crianças a exigir seus direitos. Fazendo-os crescer "fortes" e seguros de si, saberão se defender contra os abusos. O Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias na Alemanha, Mons. Klaus Krämer, que é o responsável também pela Infância Missionária, explica assim o conteúdo da Campanha: "Nenhuma criança é como a outra, mas todas têm o mesmo direito à incolumidade física. Os direitos das crianças fazem parte dos direitos do homem. Não respeitá-los não é certamente uma transgressão perdoável".
Em 1° de janeiro de 2011, 24 Cantores da Estrela provenientes da diocese de Würzburg participarão da celebração presidida pelo Papa Bento XVI na Basílica de São Pedro no Dia Mundial da Paz. Dois disso, vestindo as vestes tradicionais dos Reis Magos, participarão da procissão do ofertório. A chanceler alemã Angela Merkel receberá em 5 de janeiro, no seu escritório em Berlim, 108 Cantores da Estrela. Quatro meninas e meninos de cada uma das 27 dioceses alemães representarão seus colegas que participam da Campanha.
Vestindo as roupas dos Reis Magos, com sua estrela cometa e seus cantos, no tempo natalino e nos primeiros dias do ano novo, os "Cantores da Estrela" batem às portas das casas alemãs. Cerca de meio milhão de crianças nas 12.500 paróquias católicas da Alemanha levarão a bênção "C+M+B" ("Christus mansionem benedicat - Cristo abençoe esta casa") às famílias, coletando ofertas para as crianças que sofrem em todo o mundo. A coleta dos "Cantores da Estrela" alemães se tornou a maior iniciativa de solidariedade em todo o mundo, realizada por crianças em favor de menores necessitados.
FONTE: Agência Fides - 21/12/2011
0 Comentários