ÁSIA/BANGLADESH - Cerca de 700 mil crianças vivem nas ruas


Em todo o mundo, 250 milhões de crianças são "crianças de rua": são as mais pobres dentre as pobres, totalmente marginalizadas; vivem, trabalham e dormem pelas ruas. Segundo estimativas da organização espanhola Plan, elas seriam 700 mil em Bangladesh. Presente no país asiático desde 2002, a ONG trabalha na recuperação destas vítimas, financiando e coordenando centros de acolhimento nos quais hospedá-los. Organiza cursos de corte e costura, jogos e atividades como aulas de alfabetização, teatro e música.

As crianças maiores recebem cursos de formação profissional. Nestes centros, as crianças de rua voltam a ser crianças. Em Bangladesh, prevê-se que até 2014 elas serão 1,1 milhão. Em Daca, a capital, 59% destes meninos e meninas vegetam nas ruas em busca de algo para comer e dormem nas calçadas. 80% dos menores são meninos; todavia, a situação é particularmente grave para as meninas, que sofrem também a pressão e o estigma da prostituição, além da violência sexual. Muitas destas crianças abandonaram suas famílias por causa de maus-tratos.

O objetivo de Plan é recuperá-las lentamente, restituindo-lhes a dignidade e instrumentos para poder sair desta condição de pobreza extrema. A ONG trabalha em nível internacional em 68 países e promove programas de desenvolvimento em 50 países da Ásia, África e América Latina para limitar a pobreza infantil. O empenho com as crianças de rua se concentra em sua recuperação psíquico-social e afetiva, facilitando seu acesso à instrução através de centros diurnos. Até o momento, foram assistidas diretamente mais de 1,5 milhão de crianças e suas famílias, e indiretamente mais de 9 milhões de pessoas.

FONTE: Agência Fides - 13/04/2012

Postar um comentário

0 Comentários