Header Ads

ÁSIA/ÍNDIA - Seis mil menores salvados da rua todos os anos, dentre os milhares que lutam diariamente para sobreviver



Milhares de menores lutam diariamente para sobreviver nas ruas de Bangalore. A situação mais difícil é a das meninas: quase sempre indesejadas pelas famílias, que preferem filhos de sexo masculino, muitas vezes são abusadas ou obrigadas a se prostituir. Graças ao Projeto "Bangalore Oniyavra Seva Coota", ou simplesmente "Bosco", promovido pelos Salesianos em parceria com voluntários leigos, o projeto tira das ruas e oferece ajuda a milhares de crianças e jovens anualmente.

O Projeto funciona há mais de 22 anos. Os menores carentes são muitos. Em uma nota divulgada pela Agência Ans, segundo pe. Payyamthadathil, atual Diretor do Bosco, cerca de 1 em 4 jovens na Índia está fora da escola e "quase 50 mil menores vivem e trabalham nas ruas, somente nesta cidade. Pedem esmolas, recolhem trapos, abusam de substâncias. Estes jovens são órfãos, abandonados ou meramente fugidos de suas casas".

Para identificar os menores carentes, o "Bosco" controla diretamente locais de risco como estações ou feiras populares: "Temos seis pontos de contato em Bangalore. Três ou quatro membros do staff, em rodízio, controlam estes lugares 24 horas por dia, sete dias por semana" - explica pe. Payyamthadathil. O trabalho de reabilitação requer médicos, professores e enfermeiros, mas em muitos casos, o êxito é positivo e isso dá força para prosseguir com o trabalho.

Atualmente, "Bosco" conta 8 centros de acolhida para menores, quase todos na cidade de Bangalore, além de 6 postos em lugares de alto risco. Mais de 100 salesianos e animadores colaboram nas atividades e cerca de 6 mil menores são salvos das ruas todos os anos.

FONTE: Agência Fides - 30/03/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.