IAM realiza 1º EFAIAM da Arquidiocese de Porto Velho/RO


"De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos"... Com essa saudação inicial deu-se o 1º Encontro de formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária no centro de Pastoral da Arquidiocese de Porto Velho – RO nos dias 13 a 15 de Abril de 2012. "É a primeira vez que esse encontro acontece em âmbito diocesano", completa a coordenadora Sebastiana, facilitando assim, uma melhor participação das paróquias. Segundo a Coordenadora Diocesana da IAM foram enviados convites a todas as paróquias da diocese. "É um desafio para nós devido à distância, mas não medimos esforços e realizamos esse magnifico encontro", diz a coordenadora.

Houve a participação de 6 paróquias e um grupo de jovens vindo de uma escola particular que desejam implantar a IAM na realidade escolar, totalizando 45 participantes. Segundo o professor que acompanhou o grupo os jovens estão animados e a mais de um ano desenvolve um trabalho semelhante a IAM com encontros, partilhas, oração e solidariedade. O que deixou mais rico ainda o encontro foi a participação de duas jovens: uma da Igreja Assembleia de Deus e outra Espirita.

O EFAIAM foi assessorado pelo Pe Adão dos Reis que é atualmente o assessor da IAM no estado de Rondônia e Sul do Amazonas. "O objetivo do EFAIAM é capacitar e ao mesmo despertar nossas comunidades para a missão, e principalmente com nossas crianças", lembra o assessor. Segundo ele, no EFAIAM se trabalha vários temas que é de suma importância no conhecimento da obra da Infância e Adolescência Missionária. Os temas são: História e carisma da Infância e Adolescência Missionária esse foi refletido pelo jovem assessor Francisco; como está organizado a IAM; Metodologia da IAM; os dozes passos para a implantação da IAM; o perfil do assessor missionário que foi trabalho pelo jovem assessor Rogério; a Espiritualidade Missionária, trabalhada pela Maria Dilce e a Psicopedagogia das Idades. Além desses roteiros foram feitos várias oficinas e momentos de reflexão, principalmente na espiritualidade missionária. Contemplando o terço, os participantes, puderam refletir as diversas realidades no mundo e na Via Sacra puderam entender o processo da morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus no dia a dia das crianças. Pe Adão destaca positivo o encontro. E o que mais chamou sua atenção foi a participação em massa dos jovens, pois com seu dinamismo e alegria respondem o chamado a missão. Devemos valoriza-los, pois eles são a diferença.

O encontro teve o total apoio da Arquidiocese de Porto Velho e pelo COMIDI que em todos os momentos se fizeram presente. Agora é só caminhar e lançar a semente...


Confira todas as fotos em nossa página do flickr.

Postar um comentário

0 Comentários