Representantes da Infância, Adolescência e Juventude Missionária (IAJM) de oito estados do Nordeste, juntamente com pessoas de oito dioceses do Maranhão se reuniram no fim de semana, dias 17 a 19, no Centro de Formação Oásis de São Luís (MA) no 5º Nordestão da IAJM. O encontro teve por objetivo observar e avaliar como caminha a IAJM nos estados do Nordeste. De acordo com o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, que participou do encontro, durante o Nordestão percebeu-se “o envolvimento das comunidades com IAJM e que esse trabalho tem feito a diferença nas bases”, no entanto, segundo ele, “é possível crescer. Há resistências de lideranças da Igreja e faltam assessores para acompanhar” e um problema grave, ainda segundo o diretor, é que pessoas que acompanham o trabalho de animação missionária nas dioceses e regionais estão sobrecarregadas com outros serviços da comunidade.
Para os participantes, o encontro é um momento de troca de experiências e reencontro com companheiros da missão, como também é a oportunidade de buscar orientação para os trabalhos da IAJM. “Aqui amadurecemos e exercitamos nosso aprendizado com o compromisso de levar para os nossos assessores no Regional”, comentou Ana Maria Castro dos Santos, de Salvador (BA). “O encontro nos ajuda a trocar experiências e ver as realidades da Infância, Adolescência e Juventude Missionária de outros estados; assim, temos mais informações e novidades para os nossos trabalhos. Gostei de saber sobre a Jornada Mundial da Juventude e as Famílias Missionárias”, disse também Lienderson dos Santos da diocese de Coroatá (MA).
O arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva, celebrou a eucaristia do domingo, “Envio dos Missionários” e deu seu apoio aos trabalhos missionários desenvolvidos no Regional e no Nordeste.
FONTE: POM - www.pom.org.br
0 Comentários