AMÉRICA/PERU - Lançado um programa de apoio para mais de 6 mil crianças e adolescentes de rua



Graças ao programa denominado Llachay, cujo objetivo é restituir direitos a crianças e adolescentes de rua que vivem em situação de risco, 6.365 menores de todo o Peru serão assistidos até 2013. A iniciativa governativa começou em Lima e Iquitos, onde o problema é particularmente grave. Em 2013, o programa será lançado em Arequipa, Ica, Cusco, Chincha, Abancay, Juliaca, Huánuco, Huancavelica, Pasco, Ayacucho, Moquegua e Tacna.

Com esta iniciativa, o governo quer reforçar o empenho dos pais na formação de seus filhos e oferecerá subsídios econômicos a fim que dar a oportunidade a famílias de abrir modestas atividades que lhes permitam sobreviver. Nos casos em que os menores não tenham um lugar aonde ir depois da escola, são previstas casas de acolhimento nas quais poderão fazer suas tarefas até que seus pais retornarem do trabalho.

Llachay oferecerá bolsas de estudo para esporte e formação profissional, distribuirá kits para a escola, material para abrir pequenas empresas, casas de acolhida e assistência legal gratuita. 

FONTE: Agência Fides - 28/11/2012

Comentários