Diocese de Salgueiro (PE) realiza formação para assessores da IAM



A cidade de Cabrobó na diocese de Salgueiro (PE), Regional Nordeste 2 da CNBB, realizou nos dias 17 a 19, um encontro de formação para assessores da Infância e Adolescentes Missionários (IAM). Os cerca de 30 participantes, provenientes de dez paróquias espalhadas pela diocese, foram acolhidos pelas famílias de Cabrobó.

O momento de partilha sobre a caminhada revelou que a grande maioria ainda não trabalhava com a IAM, mas que desejavam se envolver com a Obra.

Segundo a coordenadora da IAM do Ceará, Arlane Markely dos Santos Freire, “a presença de muitos ao encontro tinha como objetivo prepará-los para iniciar grupos em suas comunidades. Vale destacar que, entre estes estavam três jovens da comunidade indígena Truká, que vivem a 18 km da cidade de Cabrobó”.

A história e o carisma da IAM, os doze passos para a implantação de grupos, a metodologia, o perfil do assessor, espiritualidade missionária, além de orientações para viver o Ano da IAM no Brasil, foram alguns dos temas abordados durante a formação.

No domingo pela manhã, padre Marcelo Gualberto, secretário nacional da Obra da Propagação da Fé, falou sobre o trabalho da Juventude Missionária (JM) no Brasil, o perfil do jovem missionário e a metodologia utilizada pelos grupos. Padre Marcelo destacou a importância das crianças e adolescentes, hoje engajadas no trabalho da IAM, poderem posteriormente formar também novos grupos de JM. Lembrou ainda “a necessidade da oração juntamente com nossos gestos de solidariedade para com todas as pessoas do mundo, em especial por aqueles que mais sofrem”.

Após a avaliação o encontro terminou com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento liderado pelo coordenador de pastoral da diocese, padre Izidório Alencar, parte da programação do terceiro retiro das Santas Missões Populares (SMP) em curso na paróquia de Nossa Senhora da Conceição da cidade de Cabrobó. À tarde, um grupo participou da missa de envio dos missionários das SMP, celebrada pelo bispo diocesano dom Frei Magnus Henrique Lopes.

FONTE: POM

Postar um comentário

0 Comentários