Diocese de São Miguel Paulista realiza 2º Encontro Diocesano da JM


No ultimo final de semana, 28 e 29 de setembro, foi realizado na cidade de Suzano (SP), o segundo Encontro Diocesano da Juventude e Adolescência Missionária (EDJAM) da Diocese de São Miguel Paulista. Participaram cerca de 30 jovens das Dioceses de São Miguel Paulista e Guarulhos.

O encontro iniciou com a palestra da jovem Kamila Ressurreição, que trabalhou o tema “Ser jovem, discípulo missionário”. De forma dinâmica e com a linguagem bem jovem, Kamila apresentou alguns fundamentos bíblicos da missão e situações cotidianas dos jovens que são campos de evangelização. “Como ser discípulo de Jesus na escola, na família, no metrô, entre as pessoas que não conhecemos, nas redes sociais ou entre nossos ‘parças’?”, questionou a assessora. “Seremos evangelizadores de outros jovens quando mostrarmos a alegria de sermos seguidores de Cristo, testemunhando com a nossa própria vida”, continuou a jovem. 


Em seguida, os jovens da Diocese de Guarulhos apresentaram a história da Obra da Propagação da Fé, e a organização, metodologia e carisma da Juventude Missionária (JM). Também foi reservado um espaço para as dioceses apresentarem a realidade e caminhada realizada pela JM nas paróquias e comunidades.

No período da noite foi realizado um Luau Missionário, que iniciou com o testemunho da irmã Josefina da Rocha, Missionária Comboniana, brasileira, que viveu 16 anos no Egito e acaba de retonar ao Brasil, após acompanhar um grupo de jovens do país na Jornada Mundial da Juventude, no mês de julho, no Rio de Janeiro. A religiosa apresentou características geográficas, socioculturais e religiosas do país, onde 90% da população é mulçumana. O luau continuou com apresentações musicais, dinâmicas e danças apresentadas pelos próprios jovens.

O domingo foi reservado para o planejamento e organização da caminhada para 2014. Após a recitação do terço missionários, os jovens apresentaram propostas de ações missionárias na comunidade local e além-fronteiras. Entre as iniciativas aprovadas estão: a correspondência com jovens e missionários em outros países, a realização de uma missão em Curitiba (PR) e o terceiro EDJAM, desta vez, acolhido em uma das paróquias da Diocese de São Miguel Paulista, possibilitando a realização de uma experiência missionária local. Irmã Josefina ainda apresentou a proposta de um jovem fazer uma experiência missionária no Sudão; o projeto será elaborado e acompanhado pelos jovens missionários e pela religiosa.

O encontro foi encerrado com a avaliação e uma oração, onde os jovens foram convidados à serem evangelizadores de outros jovens. “Neste encontro recebemos as sementes e, como na parábola do semeador (Mc. 13, 1-23), somos convidados à sair e semear... Muitos grãos caírão durante o caminho ou em meio às pedras, mas alguns caírão em terreno fértil e darão muito frutos. Vamos jovens, com coragem!”, exortou Diego Coelho, asssessor na Diocese de São Miguel Paulista e que está assumindo a coordenação da JM no Regional Sul1 a partir do próximo ano.

Diego Raposo de Carvalho e Rodrigo A. Piatezzi
Assessores de Comunicação da IAM e JM


Confira mais fotos do encontro:

Postar um comentário

0 Comentários